A Inglaterra goleou, nesta sexta-feira, em Wembley, a congénere de Portugal, por 6-0, em jogo do Grupo A3 da Liga das Nações feminina. Num encontro totalmente dominado pelas campeãs europeias, as "Navegadoras" sofreram um resultado pesadíssimo, que as remeterá, no melhor cenário, para o play-off, na mira de não descer.
Corpo do artigo
A vencer desde o terceiro minuto, a seleção inglesa, atual campeã europeia, construiu com grande facilidade um resultado muito expressivo, que vinca a diferença gritante entre as duas seleções, o segundo desfecho do género para as cores lusas, nesta Liga das Nações, dado que já haviam perdido na visita à Espanha, atual campeã do Mundo, por 1-7.
Em desvantagem por 0-4 à meia hora, Portugal pouco ou nada foi capaz de fazer para contrariar a supremacia britânica. Uma bola ao poste de Andreia Norton, aos 10 minutos, quando as "Navegadoras" já perdiam por 0-2, foi o melhor registo luso do primeiro tempo. Beever-Jones, autora de três golos, brilhou na noite de Wembley. Ao intervalo, as inglesas venciam já por 5-0.
Na segunda parte, com o triunfo mais do que atribuído, a seleção inglesa abrandou o ritmo, a pensar provavelmente na decisão de terça-feira com a Espanha, mas ainda assim conseguiu ampliar o resultado, a meio do segundo tempo, para 6-0, num cabeceamento de Chloe Kelly, marcador com que se concluiu o jogo.
Face a este resultado, Portugal mantém o terceiro lugar no Grupo A3 da Liga das Nações e já não tem hipóteses de ir além dessa posição. No entanto, ainda não tem a posição garantida, precisando de, na próxima terça-feira, na Madeira, frente à Bélgica, conseguir pelo menos empatar, dado que a equipa belga segue no quarto lugar, a um ponto da seleção portuguesa.
Refira-se que o terceiro posto permite o acesso ao play-off de permanência, com um dos segundos classificados da Liga B, enquanto o quarto e último classificado desce ao segundo escalão da Liga das Nações.