Seleção agora comandada pelo alemão Thomas Tuchel venceu a Letónia, em Wembley, por 3-0.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa só inicia a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 em setembro, no Grupo F, que partilha com Hungria, Arménia e República da Irlanda, mas já há grupos a decorrer, incluindo o da favorita Inglaterra, que recebeu e venceu a Letónia, em Wembley (3-0, com golos de Reece James, Harry Kane e Eberechi Eze). Os ingleses, agora orientados pelo alemão Thomas Tuchel, lideram o Grupo K, com seis pontos, depois de já terem batido em casa a Albânia, na passada sexta-feira.
No Grupo G, a Polónia também comanda com seis pontos, graças ao triunfo sobre Malta (2-0, com um bis do avançado Swiderski) e a Roménia estreou-se a ganhar no Grupo H, saindo de São Marino com três pontos (1-5), mas a liderança é da Bósnia-Herzegovina, que somou a segunda vitória na receção ao Chipre (2-1).
A mais de um ano do Mundial, o primeiro com 48 seleções, há cinco seleções apuradas: as três anfitriãs (EUA, México e Canadá), o Japão, já vencedor do Grupo C da zona asiática, e a Nova Zelândia, que garantiu a única vaga da Oceania, ao bater na final a Nova Caledónia, por 3-0. Os “all whites” chegam pela terceira vez a um Campeonato do Mundo, ainda sem qualquer vitória, depois das participações nas edições de 1982 e 2010.
O Irão pode apurar-se esta terça-feira (basta-lhe um empate frente ao Uzbequistão no Grupo A da Zona Asiática), e a campeã Argentina também selará a qualificação se não perder com o Brasil na madrugada de quarta-feira, na 14.ª jornada do grupo sul-americano (dependendo do resultados de outros jogos, os argentinos até poderão carimbar o apuramento em caso de derrota)