O Nacional, com pouca chama, empatou esta quinta-feira a zero no Estádio da Madeira, frente a um objectivo Birmingham, em jogo relativo à primeira mão do "playoff" da Liga Europa em futebol.
Corpo do artigo
O nulo não era o resultado desejado pelos madeirenses, mas a equipa revelou ineficácia na primeira parte e poucas soluções na segunda para bater um adversário que foi sempre mais objectivo e que ao longo da partida acertou três vezes nos ferros da baliza insular.
Depois de ter ultrapassado os islandeses do Harfnarjordur na primeira pré-eliminatória e os suecos do BK Hacken, na segunda, com relativa facilidade, os ingleses do Birmingham demonstraram sem um adversário bem mais difícil.
Apesar de se encontrarem a disputar a II Divisão inglesa, a equipa dos arredores de Londres deixou clara a sua experiência.
Com o propósito de concretizar um bom resultado na Madeira, prevendo as dificuldades que encerram o jogo da segunda mão, na Inglaterra, a 25 de Agosto, o Nacional iniciou o jogo no ataque.
Uma jogada de entendimento entre Edgar Costa e Mateus, logo aos 4 minutos, foi o mote para quinze minutos de bom futebol da equipa madeirense, a fazer recuar o adversário para o seu meio campo.
O Nacional insistiu junto da baliza do Birmingham e aos 8 minutos poderia ter marcado, não fora a atrapalhação de Mateus, após uma boa assistência de Mário Rondon que deixou o angolano isolado frente a Myhill.
Os ingleses sacudiram a pressão inicial e, já com 23 minutos de jogo, Caldwell acertou no poste, na sequência de um canto.
O despertar do Birmingham intimidou os madeirenses, mas Luís Alberto tratou de repor a confiança, num remate de meia distância que saiu ao lado.
Ainda antes do intervalo, aos 43 minutos, Wood quase batia Elisson, mas a barra substituiu o guarda-redes do Nacional.
Insatisfeito com o andamento do jogo, o treinador dos "alvinegros" deixou Rene Mihelic e Skolnik no balneário, colocando nos seus lugares o regressado Diego Barcellos e Elizeu.
A equipa voltou a tentar o ataque, mas aos 46 minutos, o Birmingham voltou a deixar um aviso, quando Wood cabeceou na área contra o poste.
Com o tempo a passar, Ivo Vieira apostou em Candeias para tentar chegar ao golo, mas os lances ofensivos do Nacional morreram sempre no sector recuado dos ingleses.
Burke, aos 73 minutos, escapou na direita, optado pelo remate, com a bola a descrever um arco e a sair ao lado da baliza de Elisson.
Apesar de ter o jogo controlado, o Bimingham nunca desistiu de tentar a vitória, insistindo por diversas vezes no ataque, com a equipa madeirense a conseguir pôr cobro ao ímpeto do adversário até ao final.