Os alegados insultos racistas dirigidos por parte da bancada afeta ao F. C. Porto aos jogadores do Benfica pode levar a graves multas para os dragões. A APCVD instaurou um processo para verificar a veracidade dos factos e, posteriormente, impor as sanções, aos incidentes que decorreram na final da taça de basquetebol.
Corpo do artigo
A APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto) anunciou que instaurou um processo para apurar a verdade do incidente, que ocorreu durante o jogo da final da Taça Hugo dos Santos, vencida pelo Benfica (72-66), com os jogadores das águias a acusar a bancada com adeptos afetos ao F. C. Porto de dirigir insultos racistas para dentro de campo, com possíveis sanções pesadas para os azuis e brancos.
O extremo cabo-verdiano do Benfica, Ivan Almeida, relatou que os adeptos portistas provocaram Betinho Gomes dizendo "preto vai para a tua terra", com os atletas encarnados a reagir, causando alguns desacatos que levaram à interrupção momentânea do jogo no terceiro quarto e à intervenção da PSP.
Com o "processo contraordenacional" instaurado pela APCVD as sanções pelo crime de racismo podem levar à intervenção do recinto desportivo, multas até 50 mil euros, perda de títulos e interdição dos adeptos envolvidos de acederem aos pavilhões (com penas de prisão até 5 anos).
"Face às notícias divulgadas nos órgãos de comunicação social relativamente a incidentes ocorridos durante o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, realizado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, a contar para a fase final da Taça Hugo dos Santos, em Basquetebol, competição organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, a APCVD instaurou um processo de contraordenação para apuramento dos factos", comunicou a autoridade.
O técnico da modalidade de basquetebol do Benfica, mostrou-se desagradado com o decorrido. "Faz-me refletir se devo continuar a treinar basquete depois do que ouvi serem chamados alguns jogadores do Benfica. Só quem esteve ali e sente o que eles sentiram percebe isto. Os insultos foram graves", revelou.
De recordar, que no passado, o Dragão Arena já foi interditado por três jogos, devido a desacatos com o Diretor Geral das Modalidades do Sporting.