Inter Milheirós é a única equipa da Honra nos quartos da Taça A. F. Porto, mas falhou o apuramento de campeão.
Corpo do artigo
O Inter Milheirós Futebol Clube já conta 47 anos, mas nas últimas seis temporadas desenvolveu um percurso ascendente, que tem como destino a Divisão de Elite, principal patamar da A. F. Porto. Esta época, o emblema maiato falhou a possibilidade de lutar pelo tão desejado objetivo, mas mantém vivo o sonho da Taça, prova na qual assume o estatuto de "outsider" como a única equipa da Honra nos quartos de final.
O início de uma nova vida desportiva foi em 2017/18, aquando da conquista da 2.ª Divisão, o que impulsionou uma mudança de mentalidade e criação de cultura de vitória, que se traduziu em duas subidas de divisão e no primeiro título da história. "É verdade que começámos a casa pelo telhado. Investimos no desenvolvimento da equipa sénior e nesse departamento estamos bem. Agora, a ideia é apostar na formação para construirmos um projeto sólido e de futuro", explica a presidente do Inter Milheirós, Fátima Cavadas.
Durante grande parte do campeonato, na Série 1, os maiatos foram presença regular nos lugares de acesso à fase de apuramento de campeão. Contudo, os sonhos de lutar pelo título e a respetiva subida de divisão caíram por terra na última jornada, ao saírem derrotados da receção ao rival direto na passagem à fase seguinte, o Lavrense.
"Foi uma grande desilusão. Falhámos o nosso principal objetivo, mas agora temos de nos reerguer. Estamos concentrados na fase de manutenção, mas a Taça tem sido a nossa motivação: estamos a dois jogos da final", assume, ambicioso, o treinador Márcio Magalhães, que vê na conquista do troféu uma forma de "salvar a época".
Desportivamente, o Inter Milheirós tem dado provas concretas de crescimento, mas a líder, Fátima Cavadas, admite que ainda é preciso investir nas infraestruturas e nos recursos humanos - um problema comum a várias realidades do futebol distrital - para o clube cumprir os objetivos traçados.
"Temos de crescer em vários aspetos. O sucesso desportivo é recente e ainda não somos totalmente reconhecidos, por isso existe alguma dificuldade na captação de miúdos e treinadores", revela, garantindo que a principal missão é criar um futuro melhor para o Inter Milheirós.
Bilhete de Identidade
Inter Milheirós Futebol Clube
Fundação: 05-12-1975
Local de jogos: Campo do Jogos Municipal de Milheirós
Sócios: 300
Palmarés: 2.ª Divisão A. F. Porto, em 2017/18
A Figura
João Moutinho, 32 anos (médio)
Tem nome de craque e é a partir do meio-campo que organiza a equipa. Com seis anos de clube é o líder do balneário.