Imprensa transalpina avança com hipótese de "Mou" acumular funções nas quinas e na Roma. Em 2014, o técnico disse que juntar tarefas era pouco ético.
Corpo do artigo
A imprensa italiana colocou José Mourinho como possível novo selecionador português. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", o atual técnico da Roma, de 59 anos, foi abordado por responsáveis federativos lusos para suceder a Fernando Santos no cargo, função que acumularia com a orientação da equipa "giallorossi".
De acordo com a mesma fonte, a hipótese de acumular tarefas terá agradado ao técnico luso. Contactada pelo JN, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não comenta a notícia.
O afastamento de Portugal nos quartos-de-final do Mundial2022 colocou em causa a continuidade de Fernando Santos à frente da equipa das quinas, com a imprensa italiana a assegurar que José Mourinho é um dos treinadores preferidos para orientar a seleção, caso Fernando Santos seja mesmo afastado do cargo, sendo que tem contrato com a FPF até 2024.
De resto, o próprio José Mourinho tem o vínculo com a Roma, de três épocas, até à mesma altura, com naturais dificuldades de desvinculação, caso assumisse a seleção a tempo inteiro.
O cenário de eventual acumulação de funções não é inédito. Em 2010, com a saída de Carlos Queiroz, a convite do então líder federativo Gilberto Madail, o treinador natural de Setúbal foi abordado para orientar as quinas, em simultâneo com o Real Madrid. O presidente merengue acabaria por vetar a coexistência e, quatro anos depois, o próprio Mourinho admitiria que tal teria sido um erro. "Não seria possível desempenhar as duas funções ao mesmo tempo. Nem sequer é ético ter dois trabalhos quando há tantos treinadores desempregados". Em vez de José Mourinho, foi Paulo Bento a assumir a seleção.
O desejo do "Special One" de orientar Portugal é antigo. O técnico já admitiu publicamente o desejo de "um dia" assumir o cargo de selecionador português, eventualmente em final de carreira. "Mou" faz 60 anos a 26 de janeiro e nessa altura já se saberá se será ou não o próximo selecionador.