Iúri Leitão foi, esta segunda-feira, aclamado por centenas de pessoas no centro de Viana do Castelo, em clima de euforia e já com cheirinho a romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que começa dia 14 de agosto.
Corpo do artigo
Com a cidade toda engalanada para a festa, o campeão olímpico chegou de ouro e prata a brilhar no peito, cerca das 21 horas. Desembarcou de autocarro a escassos metros da Praça da República, onde estava um palco instalado para o receber. Emocionado, o ciclista, natural de Santa Marta de Portuzelo, expressou “gratidão” para com todos os que tornaram possível a conquista nos Jogos Olímpicos de Paris: colegas, família, amigos, comitiva da Seleção, selecionador, treinador, massagistas e todos os seus companheiros.
“Todas essas pessoas são fundamentais para que tenhamos as melhores condições para estarmos ao mais alto nível das grandes competições com o são os Jogos Olímpicos e sem eles seria impossível ter essa estabilidade física, emocional e mental”, disse, agradecendo também aos organizadores da receção, junta de freguesia de Santa Marta de Portuzelo e câmara de Viana do Castelo.
“Nunca pensei ter tantas pessoas à minha espera”, afirmou, gritando um “obrigado Viana”. O ciclista terminou o seu curto discurso com novos agradecimentos a Rui Oliveira e aos outros pré-selecionados olímpicos.
A população mais calorosa a receber Iúri foi a de Santa Marta de Portuzelo. O autarca local, Nuno Ferraz afirmou que o atleta era "o orgulho de Santa Marta. Santa Marta é o coração do folclore e agora tem o Iúri no coração”.
Já o pároco local, Christopher Sousa, integrou a comitiva da sua terra terra-natal e considerou que o ouro e prata de Leitão foram “certamente duas medalhas abençoadas”.
“Este fim-de-semana decorreu a romaria a Santa Marta e as pessoas estava muito entusiasmadas, ainda para mais, a carregar o ouro e a prata do Iúri, para nós foi um orgulho enorme. E certamente que Santa Marta deu um empurrãozinho. Acredito nisso porque a devoção à nossa padroeira move toda a nossa comunidade e essa energia que ele sentiu certamente também o ajudou a obter o resultado”, declarou.
Ao presidente da câmara de Viana do Castelo, Luis Nobre, faltaram as palavras. “Não lhe consegui dizer nada, quando demos o primeiro abraço. A emoção é absolutamente incrível”, disse, agradecendo ao ciclista o “feito que conseguiu” e “ter trazido o espírito da aldeia olímpica" para a praça.
O autarca intitulou Iúri Leitão de “imperador do ciclismo”, considerando que este constitui “uma fonte de inspiração, não só para os atletas, mas para todos os cidadãos". Para além disso, "cumpriu na integra o espírito olímpico e cumpriu trazendo duas medalhas. O ouro brilhou em Santa Marta, o ouro está a brilhar em Viana do Castelo, na romaria das romarias, mas certamente brilhará para sempre no dorso do Iúri Leitão”, realçou o autarca.
Emocionada por trás do palco da festa, a futura sogra de Iúri Leitão revelou ao JN a data de casamento da filha Carolina com o campeão olímpico.
“Não há palavras para descrever. Ele é um amor, é uma jóia, é o filho que eu nunca tive. Vivi tudo isto com uma grande emoção, com muita alegria. Eles vão casar em outubro do próximo ano. Ele já vive connosco há cinco anos”, revelou Maria José Lourenço Ribeiro.