Os portugueses Iúri Leitão e Rui Oliveira ganharam, este sábado, a medalha de ouro na vertente de Madison em ciclismo de pista.
Corpo do artigo
No penúltimo dia dos Jogos Olímpicos, e após as prestações de Samuel Barata, no atletismo, e de Teresa Portela e Fernando Pimenta, na canoagem, foi a vez de Iúri Leitão e Rui Oliveira subirem à pista para competir em Madison e conquistar o primeiro ouro para Portugal em Paris 2024.
A dupla nacional esteve muito tempo numa posição discreta na classificação, mas o melhor estava mesmo guardado para o final. Ao azar da Itália - um dos ciclistas caiu no momento da troca -, juntou-se um ataque fantástico dos portugueses, que garantiram uma volta de avanço ao pelotão e uns essenciais 20 pontos para a classificação geral, aos quais juntaram mais 35 referentes a sprints.
Iúri Leitão e Rui Oliveira fecharam o madison com 55 pontos, enquanto a Itália teve de se contentar com a medalha de prata (47 pontos) e o bronze ficou para a Dinamarca (41).
O incrível desempenho da dupla nacional surgiu apenas dois dias depois de Iúri Leitão conquistar a medalha de prata na vertente omnium do ciclismo de pista. Assim, o atleta de Viana do Castelo junta-se a Carlos Lopes e Pedro Pablo Pichardo como o único português a celebrar mais do que uma medalha olímpica, sendo que o ciclista foi o único a fazê-lo numa mesma edição dos Jogos Olímpicos.
Portugal passa a somar, agora, quatro medalhas em Paris 2024: um ouro, duas pratas e um bronze, elevando para seis o número de ouros olímpicos na história e para 32 o número total de medalhas.

