Iúri Leitão fez história por Portugal ao sagrar-se campeão do Mundo de ciclismo de pista, na categoria de omnium. A competição decorreu em Glasgow (Escócia).
Corpo do artigo
Esta foi a primeira vez que um português conseguiu o ouro na categoria olímpica, sendo que o ciclista da Caja Rural, de 25 anos, venceu a prova de scratch, de perseguição e por pontos, tendo ficado em segundo na eliminação. Leitão terminou a competição com 187 pontos, mais dois que o francês Benjamin Thomas, sendo que o japonês Shunsuke Imamura fechou o pódio, com 173 pontos.
Este feito, que perdurará na história do ciclismo português, será importante no ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2024.
No final, o ciclista natural de Viana do Castelo estava radiante com a conquista do título e não conseguiu conter as lágrimas de alegria.
“Hoje, vi realizado um dos meus maiores sonhos, estou muito feliz. Para nós, que somos um país pequeno, com curta história na pista, tendo começado há uma década, sermos campeões do mundo ao fim de 12 anos é completamente inacreditável”, disse o novo campeão do Mundo, à Eurosport.
Iúri Leitão já tinha no currículo um bronze na disciplina de omnium, tendo conquistado a medalha nos campeonatos europeus de 2020.