Iúri Leitão conquistou o título europeu na prova por pontos do Campeonato da Europa de ciclismo de pista e, no final, admitiu que não contava com uma corrida tão rápida. A conquista mereceu o aplauso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Corpo do artigo
O ciclista de Viana do Castelo bateu o recorde de pontos na prova, depois de ter pontuado em 15 dos 16 sprints intermédios e ter conseguido umas incríveis cinco voltas de avanço ao pelotão.
"Foi uma corrida mais rápida do que eu esperava. Não tinha planeado ir ao sprint tão cedo, mas surgiu a oportunidade e tive de aproveitar. Ganhei uma boa vantagem na fase inicial e tentei mantê-la durante toda a corrida", analisou Iúri Leitão, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
"Foi difícil, mas consegui e estou muito feliz por ser campeão europeu mais uma vez. Vestir esta camisola é sempre especial e ser o melhor da Europa nesta disciplina é uma grande honra", acrescentou o campeão olímpico em madison, ao lado de Rui Oliveira, e vice-campeão olímpico em omnium, que celebrou a oitava medalha em Europeus, quatro das quais de ouro.
Marcelo R. Sousa: "Prova de qualidade e competitividade"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a conquista de Iúri Leitão, numa mensagem divulgada no site da Presidência da República.
"O Presidente da República felicita o ciclista Iúri Leitão pela conquista da medalha de ouro na corrida por pontos nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, que estão a decorrer em Heusden-Zolder, na Bélgica. Após as duas medalhas em Paris 2024, o nosso campeão olímpico juntou agora este título europeu que lhe escapou em 2021, em mais uma prova da sua enorme qualidade e competitividade", pode ler-se.
"Já ontem [quarta-feira], no primeiro dia de provas destes campeonatos, ficou bem patente o elevado nível da nossa seleção nacional de ciclismo de pista com a conquista de duas medalhas por Rui Oliveira (prata na eliminação) e Maria Martins (bronze no scratch), feitos que muito engrandecem o ciclismo e o desporto nacional", destacou, ainda, a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa.
Luís Montenegro: "Pedalada ao mais alto nível"
Já o primeiro-ministro comentou a conquista de Iúri Leitão nas redes sociais: "Pedalada ao mais alto nível de Portugal! Enorme Iúri Leitão, a conquistar de forma imperial o ouro, depois da prata de Rui Oliveira e do bronze de Maria Martins. Parabéns aos três e ao ciclismo de pista português", escreveu Luís Montenegro.