Iúri Leitão sagra-se campeão europeu na corrida por pontos de ciclismo de pista
Mais uma medalha para a seleção portuguesa no Campeonato da Europa de ciclismo de pista. Iúri Leitão assinou uma tarde simplesmente magistral na Bélgica e conquistou o título europeu na prova por pontos, não dando quaisquer hipóteses à concorrência.
Corpo do artigo
Depois de ter falhado a qualificação na prova de "quilómetro", conseguindo apenas o 12.º melhor tempo entre 21 participantes - apuravam-se os oito primeiros - Iúri Leitão atacou a prova de pontos no Velódromo de Heudsen-Zolder, na Bélgica, com a mira apontada ao ouro.
Não foi preciso esperar muito para perceber que o ciclista natural de Viana do Castelo era um dos principais candidatos ao triunfo. Iúri venceu os dois primeiros sprints e ainda antes de se completarem 30 voltas já tinha dado uma volta de avanço ao pelotão, somando assim mais 20 pontos.
O ciclista da Caja Rural repetiu a proeza (volta de avanço) pouco depois e apenas o neerlandês Yanne Dorenbos, o belga Jasper de Buyst, o francês Clement Petit e o checo Matyas Koblizek também se conseguiram superar ao pelotão mais do que uma vez.
No entanto, Leitão ainda conseguiu a terceira volta de avanço, tal como Dorenbos, mas a prestação do português nos sprints intercalares foi sempre superior e a medalha de ouro tornou-se uma certeza, tendo terminado com um total de cinco voltas de avanço, o que permitiu um resultado inédito.
Os 157 pontos que valeram o ouro ao português são um recorde absoluto na história dos Campeonatos da Europa, bem como o número total de voltas, e aumentaram um palmarés cada vez mais rico do atleta, de 26 anos.
Iúri Leitão conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris em Madison, juntamente com Rui Oliveira, e a prata no Omnium, num ano (2024) em que foi Campeão da Europa de scratch, depois de ter conquistado o título mundial de Omnium em 2023 e o europeu de Scratch em 2022 e 2020.
Esta é a terceira medalha de Portugal no Campeonato da Europa de ciclismo de pista, depois de Rui Oliveira ter conseguido, na quarta-feira, a prata na prova de eliminação e Maria Martins o bronze em Scratch.