O jogador do Benfica Ivan Almeida foi suspenso preventivamente pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) no seguimento da sua desqualificação no intervalo do jogo entre as águias e o Sporting, a contar para o Grupo A da segunda fase da Liga, no passado sábado.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina da FPB decidiu suspender Ivan Almeida de forma preventiva, por um período de 30 dias, enquanto analisa as acusações de "tentativa de ofensa à integridade física de juiz, cuja moldura sancionatória vai de 3 meses a 2 anos e 6 meses de suspensão".
Em comunicado, a entidade fala ainda em "ameaças, cuja moldura sancionatória vai de 1 a 3 jogos de suspensão".
Devido ao "comportamento anterior do arguido, seja no tocante aos seus antecedentes disciplinares, seja por via da utilização das redes sociais que o mesmo tem vindo a fazer como instrumento de criação de situações tendentes à perturbação do normal desenrolar da competição, seja ainda com intuito da proteção do arguido, concluiu o Conselho de Disciplina encontrarem-se preenchidos os requisitos e condições previstas para a aplicação da medida de suspensão provisória deste por um período de 30 dias, única medida que se mostra adequada à gravidade dos factos que lhe são imputados, necessária às exigências cautelares acima referidas e proporcional à culpa indiciada", pode ainda ler-se na nota divulgada.
Ivan Almeida foi desqualificado no intervalo do dérbi da capital entre o Benfica e o Sporting, no último sábado, na sequência de uma violenta discussão com um dos árbitros da partida, Sérgio Silva.
O Benfica reagiu de pronto ao caso, partilhando uma nota de esclarecimento na qual garante que "Ivan Almeida em momento algum procurou agredir os árbitros". "O jogador foi excluído da partida devido a duas faltas técnicas, mas em momento algum desrespeitou ou confrontou a equipa de arbitragem em modos desrespeitosos ou ameaçadores", acrescentou o clube lisboeta.
No entanto, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo para "apuramento de eventuais responsabilidades contraordenacionais daí resultantes" e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB) emitiu um comunicado em que, sem se referir diretamente ao Benfica-Sporting, fala de uma "tentativa de violência contra a equipa de arbitragem" na "competição principal do nosso basquetebol".
Apesar de toda a turbulência, o Benfica derrotou o Sporting por 99-86 na sexta jornada do Grupo A da Liga de basquetebol, que lidera a par do F. C. Porto.