Confissão de Jan Ullrich, ex-ciclista alemão, na série documental "Der Gejagte", que será lançada em novembro.
Corpo do artigo
Jan Ullrich, ex-ciclista alemão que venceu um Tour - Volta a França - em 1997, uma Vuelta - Volta a Espanha - em 1999 e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, na Austrália, vai abordar a matéria polémica do ciclismo, o doping, na série, intitulada "Der Gejagte" - "A Caçada", em português - e que será lançada em novembro.
Sem rodeios, o ciclista confessa que recorreu ao doping e ao consumo de drogas durante a carreira. "Naquela altura, cada dia era uma questão de vida ou de morte. Consumi muita cocaína e bebi uísque como se fosse água até estar à beira da morte. Seria uma mentira se dissesse que não enganei ninguém, mas acho que fiz as pazes com o meu passado. Os telespectadores que virem o documentário poderão colocar-se no meu lugar", disse.
Jan Ullreich foi investigado na sequência da "Operación Puerto", uma investigação realizada em Espanha, no ano de 2006, contra o consumo de substâncias no desporto de elite.
A 26 de fevereiro de 2007, o ex-ciclista, agora com 49 anos, anunciou, publicamente, o fim da carreira, mas continuou ligado ao ciclismo como consultor desportivo. Em 2012, o ciclista foi castigado com dois anos de suspensão pelo Tribunal Arbitral do Desporto devido a uma infração por doping. O germânico também viu o tribunal suíço retirar-lhe todos os resultados conseguidos desde 1 de maio de 2005.