Jéssica Rodrigues garantiu um quarto lugar na Taça do Mundo de Juniores na modalidade de Mass Start, em Tomaszów Mazowiecki, na Polónia. O resultado é o melhor de sempre de um patinador português. Já Martim Vieira que bateu o recorde nacional Junior de 500m e garantiu presença no Campeonato do Mundo.
Corpo do artigo
Numa narrativa com contornos únicos, Jéssica Rodrigues teve de lutar muito para conquistar uma presença na final, em Tomaszów Mazowiecki, na Polónia, na etapa inaugural da Taça do Mundo de Juniores. Contudo, quando chegou o momento chave, não tremeu e alcançou um feito histórico para o desporto de inverno português.
Indo pelo princípio, na fase de qualificação a madeirense não teve a melhor prestação possível e apenas conseguiu pontuar uma vez, passando, assim, no oitavo e último lugar de acesso à final.
No entanto, na grande decisão, Jéssica Rodrigues fez um autêntico brilharete. A madeirense escapou à concorrência na curva antes da meta para o primeiro sprint pontuável, conquistando, para o efeito, seis pontos que permitiram alcançar um quarto lugar histórico para o país na categoria de Mass Start.
A vencedora da prova acabou por ser a polaca Hanna Mazur, que competiu em solo caseiro.
Nesta Taça do Mundo, Portugal fez-se representar por sete patinadores: Jéssica Rodrigues, Afonso Silva e Leonor Ladeira (CDRPrazeres), Francisca Henriques e Martim Vieira (CSMarítimo) e Miguel Monteiro e João Dias (Roller Lagos C.P.), orientados pelos técnicos Francisco Figueiredo e Geert Kuiper.
De destacar, ainda, Martim Vieira que bateu o recorde nacional Junior de 500m obtido na pista de Thialf, no início deste ano, colocando a nova marca em 38,12 - a anterior era de 38,56. Uma marca que atinge os mínimos para competir no Campeonato do Mundo de Juniores que ocorre em fevereiro do próximo ano.
De resto, a comitiva lusa permanece na Polónia para a segunda fase da competição que decorre já no próximo fim-de-semana.