<p>Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira defrontam-se pela 12.ª vez no próximo domingo, no clássico da Luz. O treinador portista ganhou a maioria dos jogos, mas o seu homólogo benfiquista também já teve bons motivos para festejar.</p>
Corpo do artigo
Apesar de estarem no activo desde a década de oitenta do século passado, só a 21 de Dezembro de 2003 é que Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira se defrontaram pela primeira vez. De lá para cá, estiveram mais dez vezes lado a lado, nos respectivos bancos, aparentemente pouco, para quem se prepara para atingir os 300 jogos na Liga já esta época.
A circunstância de terem percorrido destinos distintos foi adiando o primeiro confronto. Foi o que aconteceu na época 2001/02. Jesualdo, que rendera Toni no Benfica, preparava-se para visitar o Setúbal, de Jesus, mas, nessa semana, o clube sadino rescindiu o contrato com o actual técnico encarnado e coube ao seu sucessor, Luís Campos, dirigir esse jogo (1-1). Por isso, só dois anos mais tarde, faz na próxima segunda-feira seis anos, é que os dois treinadores mediram forças pela primeira vez, num dérbi minhoto que o Braga ganhou, por 2-1. Na segunda volta, os vimaranenses, na altura envolvidos numa célebre luta pela permanência que seria bem sucedida, venceram por 1-0, com um golo de Rogério Matias.
Na temporada seguinte, Jesualdo continuou no Braga, mas Jorge Jesus, que entretanto deixara o Guimarães, reapareceu na parte final da época, com a missão, mal sucedida, de salvar o Moreirense. No entanto, a sua equipa bateu o Braga, por 2-1, numa reviravolta encetada na recta final do jogo, com golos de Erivelton e Nei, que anularam o tento de João Tomás, no primeiro tempo. Foi a última vez que Jorge Jesus bateu Jesualdo, já lá vão quatro anos e sete meses...
A época de 2005/06 assinalou o mais dramático confronto entre os dois treinadores. Jesualdo, que continuou em Braga, defrontou Jesus, que se mudara para a União de Leiria, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os 90 minutos não deram golos, mas Davide, no prolongamento, ditou a qualificação bracarense. Na mesma época, os dois treinadores defrontaram-se só uma vez na Liga, dado que, na primeira volta, era José Gomes, hoje adjunto de Jesualdo Ferreira, que comandava os leirienses. Mas, na segunda volta, o resultado foi idêntico ao do jogo da Taça, ou seja, os minhotos venceram por 1-0, com golo de Wender.
A época 2006/07 marca a chegada de Jesualdo ao F. C. Porto, enquanto Jesus assinava pelo Belenenses. Dupla vitória portista, por 1-0 (Restelo) e 3-1 (no Dragão), em jogos da Liga. No ano seguinte, os dois treinadores continuaram nas mesmas equipas, mas os resultados foram diferentes. No Dragão, o Belenenses empatou (1-1), mas, no Restelo, os portistas venceram por 2-1, com Lucho a decidir o jogo nos descontos, de penálti.
Finalmente, na época 2008/09, Jesualdo permaneceu no F. C. Porto, mas Jesus mudou-se para o Braga. Nas primeira volta, vitória portista, por 2-0. Na segunda volta, sem significado competitivo, dado que os portistas já eram tetracampeões, cederam um empate em casa (1-1). Foi o último jogo entre ambos. No domingo, quase sete meses depois, reencontram-se.