<p>Há 67 anos, desde o húngaro Mihaly Siska, que o F. C. Porto não mantém um treinador durante cinco épocas consecutivas. Jesualdo Ferreira arrisca-se a conseguir mais um recorde pessoal na história do clube.</p>
Corpo do artigo
Jesualdo Ferreira está muito perto de voltar a fazer história, depois de ter sido o primeiro treinador português a sagrar-se tricampeão. O técnico do F. C. Porto já anunciou que tem um compromisso verbal com Pinto da Costa para renovar por mais duas temporadas (a SAD já anunciou isso mesmo à CMVM), o que deixa o treinador muito perto de conseguir mais um recorde: orientar a equipa durante cinco épocas consecutivas, algo que não acontece no clube desde Mihaly Siska, o último treinador a conseguir um pentacampeonato de presenças, de 1937/38 a 1941/42. Mais: o professor será o primeiro português a estar cinco temporadas seguidas na história dos azuis e brancos.
Neste momento, Jesualdo Ferreira soma três épocas consecutivas no F. C. Porto. Só Artur Jorge e Fernando Santos haviam estado tanto tempo como técnicos dos dragões no reinado de Pinto da Costa. Sendo assim, o professor também pode fazer história e ser o treinador com mais presenças seguidas no clube desde 1982, quando foi eleito o actual presidente.
Tomando como ponto de partida a temporada 1921/22, no período em que começou o Campeonato de Portugal - disputado por eliminatórias -, o nome de Szabo também se torna numa referência obrigatória pelo recorde de ter estado à frente do plantel do F. C. Porto durante sete épocas, de 1928/29 e 1934/35. Mais tarde, em 1945/46 e em 1946/47, o húngaro acumulou uma segunda passagem de duas temporadas.
Nos últimos 88 anos, Pedroto teve o mérito de ter orientado a equipa em três períodos diferentes - uma delas com Pinto da Costa na presidência - e com um mínimo de duas e um máximo de quatro temporadas seguidas. Nesse particular, Artur Jorge também esteve no clube durante dois períodos, o primeiro deles de 1984 a 1987, o segundo a meio da época 1988/89 até ao final de 1990/91.