O técnico do Benfica referiu-se, na tarde desta quinta-feira, à polémica entre Javi Garcia e Alan, motivada por alegadas críticas racistas do espanhol. O treinador alegou que as coisas deviam ter ficado dentro do campo. Por outro lado, irá poupa Artur, Emerson, Maxi, Witsel e Cardozo no jogo com a Naval.
Corpo do artigo
"Conheço os dois, pois Alan entrou em Braga quando era treinador, tanto como atletas como quanto pessoas. As minhas palavras são mais para o Alan. É um grande jogador, aliás foi um dos que gostei trazer para o Benfica. Normalmente, os grandes futebolistas têm um código profissional e creio que aí esteve mal", referiu o técnico.
Em causa está a acusação de Alan, jogador do Braga, de que o espanhol Javi García, do Benfica, terá feito insultos racistas durante o jogo entre as duas equipas, no início do mês.
No seu entender, a posição assumida por Eusébio terá sido "a resposta mais adequada". Recorde-se que o "pantera negra" referiu também ter sido vitima de comentários racistas, embora nunca se tivesse queixado. "A cor da pele pode ser motivo de alguma discussão, mas quando se está dentro do campo, como era o caso no Benfica-Braga, as coisas são para ficar aí. Pois, além dessas, há muitas mais que são para permanecer entre os jogadores", acentuou.
A posição do técnico critica, essencialmente, a eventual falha num código de conduta dos futebolistas, mas, ao mesmo tempo, parece deixar espaço, ainda que de forma implícita, para a eventual defesa da tese do avançado bracarense.
Na estratégia do encontro, de sexta-feira, frente à Naval 1 de Maio, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, Jorge Jesus assegurou utilizar alguns elementos menos utilizados, mas apenas pelo facto de algumas das habituais primeiras figuras terem jogado pelas selecções e regressado ao clube nas últimas horas. Artur, Emerson, Maxi Pereira, Witsel e Cardozo ficam de fora por opção. Saviola e Matic, lesionados também não se encontram incluídos na lista de 19 eleitos.
Convocados: Eduardo, Miguel Vítor, Luísão, Garay, Rúben Pinto, Mora, Javi Garcia, Gaitán, Bruno César, Nolito, Capdevila, Rodrigo, Nélson Oliveira, Mika, Jardel, David Simão, Pablo Aimar. Luis Martins e Rúben Amorim.