O JN apurou, esta quarta-feira, que o acordo entre Jorge Jesus e o Sporting está praticamente fechado. O técnico que conquistou três campeonatos para o Benfica está a caminho de orientar os leões na próxima época e terá um contrato de três anos.
Corpo do artigo
Jorge Jesus vai ser o novo homem forte do Sporting. Ao que o JN apurou, o treinador irá trocar o Benfica, onde se encontra em final de contrato, pelo eterno rival e ganhará uma posição de relevo na SAD leonina. O primeiro jogo oficial no banco dos leões será, curiosamente, a Supertaça, frente... às águias, no dia 9 de agosto.
O princípio de acordo entre o técnico e a sociedade sportinguista confirma, assim, o interesse verde e branco noticiado em primeira mão pelo nosso jornal, no passado dia 20 de maio. A ligação contratual terá, ao que sabemos, a duração de três temporadas e prevê um vencimento anual a rondar seis milhões brutos (2,8 milhões líquidos), apurámos junto de fonte próxima do treinador e outra do clube de Alvalade. O pagamento contará com a participação do empresário angolano Álvaro Sobrinho.
Como condição para aceitar vincular-se com os leões, Jorge Jesus terá exigido assumir por completo a pasta do futebol sénior. A estrutura da SAD deixará de contar com Augusto Inácio e Virgílio Ferreira continuará responsável pela formação verde e branca.
O presidente Bruno de Carvalho vai manter-se como principal referência do organograma sportinguista, embora passe a ter apenas a última palavra no que respeita a contratações, deixando para trás decisões ao nível da observação de potenciais reforços, por exemplo. A reformulação do futebol leonino vai merecer alterações ao nível do departamento médico.
A plataforma de entendimento, pelo que o nosso jornal apurou, não prevê qualquer cláusula de rescisão e Jorge Jesus terá direito a prémios por objetivos em todas as competições oficiais e de valor superior aos que auferia ao serviço do Benfica.
Por outro lado, esta operação só deverá ser anunciada oficialmente pelas partes envolvidas, depois do Sporting e Benfica terem resolvido a questão dos respetivos treinadores. Marco Silva tem contrato por mais três temporadas e terá que haver um entendimento. Pelo que apurámos junto de fonte próxima do ainda técnico leonino, o acordo com Bruno de Carvalho deverá ocorrer ainda esta semana. No outro lado da Segunda Circular, o Benfica deverá avançar para Rui Vitória.
A confirmar-se o negócio, este é o regresso de Jesus ao Sporting, clube do coração, onde jogou como profissional, tal como o seu pai, Virgolino.