Ciclista português fez o 35.º lugar com o mesmo tempo do vencedor, Kaden Groves.
Corpo do artigo
João Almeida (UAE-Emirates) terminou a segunda etapa da Volta à Catalunha, em Espanha, no 35.º posto, tendo chegado no grupo da frente de uma tirada ganha por Kaden Groves ao sprint. Curiosamente, essa é a mesma posição que Almeida ocupa na classificação geral, a apenas 11 segundos da camisola amarela, à entrada para a dura etapa de hoje. Mais afastados estão os outros dois portugueses, Ivo Oliveira e Rui Costa, companheiros de João Almeida, que ocupam, respetivamente as 122.ª e 126.ª posições.
Na ligação de 202,4 quilómetros entre L"Escala e a cidade francesa de Perpignan, o grande protagonista foi o australiano Kaden Groves (BikeExchange-Jayco) que venceu ao sprint. O jovem de 23 anos, que conseguiu o primeiro sucesso do ano, bateu sobre a linha de meta o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) e o francês Hugo Hofstetter (Arkéa Samsic).
Hvideberg lidera tudo
Apesar do brilharete de Groves na chegada, a liderança da corrida foi para o norueguês Jonas Hvideberg (DSM) num dia marcado pelo efeito do vento, que provocou cortes no pelotão. O ciclista aproveitou as bonificações ao longo do percurso, voltando a integrar a fuga do dia e assumiu a liderança da classificação geral, dos pontos, da montanha e da juventude.
Hoje, a terceira etapa, entre Perpignan a La Molina, com uma distância de 161,1 quilómetros, contempla três subidas de primeira categoria, uma delas a culiminar com a meta. O percurso mais favorável às características de João Almeida, deve causar algumas mudanças na classificação geral.