Ciclista português terminou a Volta a França no quarto lugar da geral e tornou-se o segundo melhor português no Tour, apenas atrás de Joaquim Agostinho. Tadej Pogacar venceu contrarrelógio e deu ainda mais expressão à vitória final.
Corpo do artigo
João Almeida (UAE-Emirates) colocou nova fasquia histórica para o ciclismo português, tornando-se, este domingo, o segundo melhor português em participações na Volta a França.
O corredor de 25 anos, natural do concelho das Caldas da Rainha, rematou a prestação na prova rainha do ciclismo mundial no quarto lugar da geral, superando o quinto posto de José Azevedo, em 2004, e ficando apenas atrás de Joaquim Agostinho, que foi terceiro em 1978 e 1979.
João Almeida terminou com um quinto lugar no derradeiro contrarrelógio, entre o Mónaco e Nice (33 km), concluíndo a prova com 1.06 minutos de vantagem para o quinto da geral, o espanhol Mikel Landa (Soudal).
Sem surpresa, Tadej Pogacar sagrou-se como grande vencedor desta Volta a França, um título que consquista pela terceira vez na carreira, e desta vez abrilhantando o êxito com a vitória no crono final, naque que foi o sexto êxito do esloveno neste Tour.
Pogacar termina as contas finais com 6:17 minutos de vantagem para o segundo classificado, Jonas Vingegaard (Visma), que tinha vencido as duas últimas edições, e 9.18 para Remco Evenepoel (Soudal), que fechou o pódio principal.