O ciclista João Almeida terminou, esta sexta-feira, a Volta à Polónia na segunda posição, não conseguindo recuperar os 73 centésimos de segundo de desvantagem que tinha em relação a Matej Mohoric à entrada para a última etapa.
Corpo do artigo
O português da UAE Emirates tinha recuperado, no contrarrelógio de quinta-feira, 12 segundos em relação ao rival esloveno, que manteve a camisola amarela graças aos centésimos de segundo do exercício individual.
A derradeira tirada da prova, que João Almeida venceu em 2021, não tinha grandes dificuldades e, por isso, a grande esperança do atleta das Caldas da Rainha residia no sprint intermédio, que dava, respetivamente, 3, 2 e 1 segundos aos três primeiros.
Naturalmente atento ao que o português queria fazer, a Bahrain conduziu Mohoric, que acabou por ser o primeiro a cortar a linha do sprint intermédio, imediatamente à frente de João Almeida que perdeu, assim, um segundo para o rival.
Os 166,6 quilómetros entre Zabfze e Cracóvia acabam num circuito de cinco voltas e, como se esperava, a etapa foi decidida entre os puros sprinters, o que tirou qualquer hipótese a João Almeida de lutar pelos segundos (10, 6 e 4) de bonificação na linha de meta.
O mais forte foi o belga Tim Merlier, que se superiorizou ao neerlandês Arvid de Kleijn e ao colombiano Fernando Gaviria.