O português é o segundo lateral direito com mais participações em golos nas principais ligas europeias. Hoje é um trunfo no jogo de Portugal frente à República da Irlanda
Corpo do artigo
João Cancelo está a ter o melhor arranque de temporada da carreira. O lateral direito tem vindo a evoluir ano após ano, sobretudo desde que é orientado por Pep Guardiola. Aos 27 anos está na sua melhor forma e apresenta uma versatilidade e habilidade ofensiva que poucos defesas têm na Europa. É frequentemente elogiado pelo treinador espanhol, que se refere ao ex-Benfica como tendo "uma capacidade especial para fazer as coisas bem".
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra a República da Irlanda, Fernando Santos referiu-se a João Cancelo como o "melhor lateral do mundo". Opiniões à parte, os números mostram que Cancelo é o segundo lateral direito com mais participações para golo nas principais ligas europeias.
Com dois golos marcados e cinco assistências realizadas, o defesa já contribuiu diretamente para sete golos do Manchester City na presente temporada. Acima dele, há apenas três jogadores: Jonathan Clauss, do Lens, Reece James, do Chelsea e Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, todos com oito participações para golo.
Os números comprovam que Cancelo é, de facto, um dos melhores laterais do mundo, mas aquilo que distingue o jogador é a sua polivalência. Para além de ter uma leitura tática e qualidade técnica acima da média, Cancelo consegue atuar com muita eficácia tanto na direita, posição original, como na esquerda, alternativa de confiança para Guardiola.
1456592143171080197
"Cresci como lateral direito, mas gosto de ser versátil. Gosto de me adaptar a qualquer posição, o Pep [Guardiola] tem-me ajudado muito nesse aspeto. Hoje, sinto que sou um jogador melhor mentalmente, fisicamente e taticamente", explicou Cancelo, aos meios de comunicação do Manchester City.
Em apenas 17 jogos realizados esta temporada, Cancelo já só está a uma participação para golo de alcançar os números da época passada, onde contribuiu para oito golos da equipa num total de 43 jogos.
"É o jogador mais completo que treinei, já quando o treinava na equipa B do Benfica dizia que ele ia ser dos melhores do mundo, mas ele não acreditava", revelou Hélder Cristóvão, antigo treinador de João Cancelo no Benfica. "Tinha um grande poderio físico, sabia jogar bem com o pé direito ou esquerdo, entendia o jogo ofensivo e tomava as decisões certas. Tinha tudo para ser dos melhores do mundo e hoje, sem dúvida que é o melhor", acrescentou.
Na opinião de Hélder Cristóvão, o que faz Cancelo ser "um peixe dentro de água" no Manchester City é a "liberdade tática" que Pep Guardiola lhe dá. "Ele é um jogador atraído pela bola, se estiver dois minutos sem ela mete logo os braços no ar. O City é uma equipa que tem grandes percentagens de posse de bola, por isso é que ele se sente como um peixe dentro de água", referiu.
A evolução que tem tido nos últimos anos é nítida. Desde que saiu do Benfica mostrou-se como um lateral ofensivo, mas com dificuldades em ler o jogo no seu momento defensivo. Estes aspetos evidenciaram-se mais na Juventus, onde foi colega de Cristiano Ronaldo, onde chegou a jogar como extremo direito.
No entanto, desde que chegou ao Manchester City, Pep Guardiola limou João Cancelo para tornar-se num dos laterais mais completos, versáteis e prolíferos da Europa.