João Geraldo renova pelo Loup D’Angers e aponta baterias aos Jogos Olímpicos 2028
O novo campeão nacional individual de ténis de mesa espera também estar em bom nível no campeonato do mundo marcado para maio, no Catar.
Corpo do artigo
João Geraldo renovou por mais três anos pela equipa francesa do Les Loups D’Angers, onde está desde 2018. “Adoro fazer parte daquele clube, adoro jogar na Liga Francesa, assinei por mais de três anos, ou seja, até aos próximos Jogos Olímpicos”, confirma ao JN, o mesatenista natural de Mirandela que acabou de se sagrar, no domingo, campeão nacional individual de ténis de mesa, ao bater na final o madeirense Marcos Freitas. “Vou continuar com este ritmo e com esta ajuda do meu clube e o grande objetivo na minha cabeça já está em Los Angeles 2028, é fazer uns três anos bons, três anos a trabalhar para o ranking para quando chegar a 2028 conseguir outra qualificação”, diz.
Geraldo é o atual n.º107 do ranking mundial, mas já esteve no top 50. Esta descida ficou a dever-se a um período, pós Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado, em que decidiu baixar a intensidade de participação em torneios do circuito mundial. “Fiz uma pausa relativamente aos torneios internacionais depois de Paris 2024, que foi uma loucura, os torneios todos que fiz para tentar qualificar-me para os jogos e para ter um bom ranking durante os Jogos Olímpicos, então decidi fazer ali uma pausa nas competições internacionais, mas desde janeiro já voltei e agora é continuar a trabalhar para continuar a subir no ranking, porque acho que realmente o meu nível é superior àquilo que o meu ranking diz”, refere o mirandelense “Vou passo a passo. Pela minha experiência, o melhor a fazer é realmente não tentar dar um passo maior que a perna, por isso, a minha linha agora é o top 100”, acrescenta.
Para já, o atleta de 29 anos - há duas semanas designado como o novo embaixador da Escola UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento) de Mirandela - vai preparar o mundial que acontece entre 17 e 25 de maio de 2025, em Doha (Catar). “Diria que é a maior prova do ano. Em 2023, fiz a melhor prova da minha vida, consegui chegar à ronda 16 no Mundial e igualei o melhor resultado de um português, que é sem dúvida um resultado brutal. Sei que é difícil repetir isso, mas vou tentar chegar o mais longe possível, é a prova onde vão estar todos os holofotes e eu quero fazer um bom resultado nessa prova”, afirma.
João Geraldo, consagrado no passado domingo como campeão nacional individual, iniciou o seu percurso com 6 anos, no Clube Ténis de Mesa de Mirandela, foi campeão nacional individual em todos os escalões, campeão europeu pela seleção nacional e já representou Portugal nos Jogos Olímpicos (Tóquio 2020 e Paris 2024).