<p>Pouco depois das 23 horas de ontem, domingo, o F.C. Porto e o Sporting oficializaram na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) a transferência de João Moutinho de Alvalade para o Dragão. </p>
Corpo do artigo
O negócio envolve o montante de 11 milhões de euros, mas na prática os portistas só pagam dez milhões pelo internacional português, segundo apurou o JN. Como o passe do Nuno André Coelho foi avaliado em dois milhões, a cedência de metade dos direitos económicos do defesa-central ao rival leonino explica a diferença do valor a bater.
João Moutinho entra na história como a maior transferência interna do futebol nacional, assina por cinco anos e terá uma cláusula de rescisão de 40 milhões.
Entretanto, o Sporting ainda fica com o direito a receber 25% do valor de uma futura transferência desde que o montante ultrapasse a fasquia dos 11 milhões de euros, valor acordado entre as duas partes. Na prática, os dragões fazem o negócio por menos de metade da cláusula de rescisão expressa no anterior vínculo com Sporting, no qual previa a venda automática desde que fossem pagos 22,5 milhões de euros.
O jogador, de 23 anos, interrompe uma ligação de 11 épocas ao clube leonino, muito por força de uma relação de desgaste com os dirigentes e de saturação por há muito pretender transferir-se. Foi por isso que Pinto da Costa resolveu avançar para a sua contratação, reconhecendo-lhe atributos futebolísticos e qualidades humanas bem vincadas, ao ponto de considerá-lo um jogador à F. C. Porto.
No sentido inverso, o defesa central Nuno André Coelho deixa os dragões e ruma a Alvalade, onde assina um vínculo de quatro anos, no qual prevê uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Ontem de manhã, o futebolista já não treinou no Olival, seguindo para Lisboa ao final da tarde.
Raul Meireles disputado
A entrada de João Moutinho no F. C. Porto abre a porta da saída a Raul Meireles, médio que se valorizou no futebol europeu pelo excelente desempenho no Mundial. Em Inglaterra, o jornal “The Mirror” escreveu, que o Chelsea está interessado e pretende avançar com uma proposta de 18 milhões de euros, embora os londrinos também estejam atentos a Ramires (Benfica). O médio portista tem mercado em Inglaterra, aliás como já escreveu o JN, mas há mais interessados.
Em Espanha, o diário desportivo El Mundo Deportivo adiantou uma lista de jogadores referenciados pelo Barcelona para render Touré, transferido para o Manchester City. Na lista de compras dos catalães está o nome de Raul Meireles, alternativa se o avanço pelo argentino Mascherano falhar. Esta notícia surge dias depois de ter sido avançado o interesse do Real Madrid no jogador português.