João Pereira e a polémica: afinal, o que é preciso para ter o quarto nível de treinador?
A Associação Nacional de Treinadores de Futebol fez queixa de João Pereira porque o novo treinador do Sporting não tem as habilitações necessárias, neste caso o quarto nível, para ser treinador principal no campeonato português. Nas fichas de jogos terá de ser inscrito como adjunto.
Corpo do artigo
Qual é o nível exigido para treinar na Liga?
É o quarto nível. Só com este grau um treinador pode estar no banco e constar na ficha de jogo como técnico principal. Isso permite-lhe estar de pé durante os jogos, a dar indicações à equipa, e também participar nas entrevistas curtas televisivas nos finais dos encontros. Quando o treinador principal não tem o quarto nível, os clubes optam por inscrever um adjunto que tenha este grau académico desportivo de forma a contornar o problema, mas na prática não é ele quem toma as decisões no banco de suplentes. Na Liga 2, o mínimo exigido será o nível três.
Quais são as matérias que fazem parte do processo de formação?
As principais matérias lecionadas são a biomecânica, metodologia de treino, técnica, tática, capacidades motoras e psicologia aplicada ao futebol. Também são ensinados conceitos relacionados com a arbitragem, as leis de jogo, gestão, organização e análise de jogo. O curso tem a duração de 376 horas e será lecionado em maio e junho de 2025 sob a responsabilidade direta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No último curso foram abertas 20 vagas, o que corresponde a um mandamento da UEFA que a FPF é obrigada a cumprir. O quarto nível permite a um treinador exercer a profissão em qualquer país tutelado pela UEFA.
Qualquer treinador se pode candidatar a um curso de quarto nível?
Não. É preciso ter mais de 24 anos à data da emissão do diploma de qualificações. É também necessário ter a escolaridade mínima obrigatória em função da data de nascimento, ou seja, os candidatos, por exemplo, nascidos a partir de 1 de janeiro de 2003 já têm de possuir 12 anos de escolaridade. É preciso ter o título profissional de treinador de grau três e possuir, pelo menos, dois anos ou duas épocas desportivas com a duração mínima de seis meses de exercício efetivo de treinador de desporto de grau três.
Um treinador que tenha sido internacional como jogador tem um regime de exceção?
No que diz respeito ao quarto nível, não. Significa que é um candidato como qualquer outro e precisa de se inscrever para ter o quarto nível, o mais alto exigido para poder treinar uma equipa no escalão máximo em Portugal ou em qualquer país tutelado pela UEFA. Mas um antigo internacional de futebol, que tenha jogado um mínimo de oito anos num campeonato profissional, ficará apenas com o grau dois de treinador.
Quanto custa o curso?
O curso de quarto nível de treinador tem um custo a rondar os cinco mil euros. Todos os níveis têm um valor associado e quem quiser cumprir as quatro etapas irá gastar um valor perto de 10 mil euros. As inscrições do próximo curso já devem abrir em janeiro.