
João Pinto homenageado pelo Athletico Bilbau
Facebook Athletic Club
João Pinto, antigo capitão do F. C. Porto, foi distinguido com o “One Club Man Award”, prémio atribuído pelo Atlético de Bilbau a futebolistas que passaram toda a carreira num só clube.
Em entrevista ao jornal espanhol “Relevo”, João Pinto confessou alguma surpresa quando percebeu que iria receber um prémio que já foi conquistado por “jogadores muito destacados, como Paolo Maldini, por exemplo”.
“Para mim, é incrível que um clube como este me esteja a homenagear. Quando jogava, em Portugal falava-se de uma equipa que jogava com jogadores filhos de pais que viviam em Bilbau. A forma como se vivia o futebol nessa altura, com jogadores apenas de Bilbau, sempre me surpreendeu, sem esquecer os resultados”, referiu o antigo lateral direito, de 61 anos, que vai assistir, hoje (18 horas), ao jogo entre o Atlético de Bilbau e o Getafe no Estádio San Mamés.
João Pinto, que se sagrou campeão europeu pelo F. C. Porto em 1987, abordou ainda as diferenças entre o futebol atual e aquele em que brilhou, nas décadas de 1980 e 1990.
“No meu tempo, era pouco provável que um jogador deixasse um clube para ir para outro. Hoje em dia, fazer negócios é mais importante do que jogar futebol”, disse, lembrando que ao longo da carreira teve propostas para mudar de ares, mas decidiu “ficar sempre no F. C. Porto”. “Era o capitão do clube e da Seleção portuguesa. Para mim, isso era mais do que suficiente. Era um privilegiado”, explicou.

