Caitlin Clark foi a primeira escolha do draft da WNBA e os valores em comparação com a NBA estão a dar que falar, com Joe Biden a dar a opinião sobre o assunto nas redes sociais. Apesar do salário baixo, a melhor marcadora de sempre do basquetebol universitário irá receber contratos milionários com patrocinadores.
Corpo do artigo
A superestrela do basquetebol feminino, Caitlin Clark, foi selecionada como primeira escolha no draft de 2024 da WNBA pelos Indiana Fever, mas foram os valores que a melhor marcadora de sempre do basquetebol universitário vai receber que deram polémica. Espera-se que Clark assine um contrato com os Fever no valor de cerca de 300 mil euros, durante quatro anos, mas no primeiro ano irá receber apenas 70 mil euros na época de rookie.
Quando os valores foram tornados públicos, muitas pessoas não hesitaram em comparar com o dos seus homólogos masculinos na NBA. No basquetebol masculino, Victor Wembanyama, jogador escolhido na mesma posição que Clark recebeu mais de 10 milhões de euros, um valor drasticamente alto comparado com os valores no feminino.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelou para que as atletas femininas "recebam o que merecem". "As mulheres no desporto continuam a ultrapassar novos limites e a inspirar-nos a todos", começou por dizer no X. "Neste momento estamos a ver que, mesmo que sejam as melhores, as mulheres não recebem o que lhes é devido", afirmou Biden.
Embora o salário seja escasso com as Indiana Fever, a Nike está perto de assinar uma renovação com a jogadora para criar a sua própria linha de sapatilhas desportivas, num negócio que pode ultrapassar os 8 milhões de euros por época.