Diogo Costa, Alan Varela e Samu prestaram declarações à FIFA sobre o novo Mundial de Clubes. A "honra" e o "privilégio" de disputar uma competição com clubes de outros continentes foi um dos focos.
Corpo do artigo
O troféu do Mundial de Clubes anda a percorrer as cidades de todos os emblemas que irão marcar presença na primeira edição de um torneio que promete fazer história na comunidade futebolística de todos os continentes. Nesse sentido, nos dias 27 e 28 de janeiro, o troféu esteve no Porto, com paragem no Estádio do Dragão, onde três jogadores do F. C. Porto deram o mote à participação.
"Acima de tudo, é uma grande honra poder participar nesta competição. Da nossa parte, queremos elevar ainda mais o nosso clube e a nossa história. Será certamente uma competição que não fugirá à nossa regra, uma competição que queremos ganhar e estamos muito entusiasmados por competir", disse o guarda-redes Diogo Costa, referindo que é um "sonho" para qualquer capitão erguer um troféu e perspetivou, ainda, o embate com a formação de Abel Ferreira.
"Enquanto português é muito satisfatório ver um treinador do meu país a ter tanto sucesso, neste caso no Brasil, no Palmeiras. Isso quer dizer muito do nosso valor, do valor dos portugueses. Nós gostámos é de desafios e queremos saber como derrotá-los, sabemos que há muita qualidade nessa equipa. Vamos querer ganhar, isso é que importa", acrescentou.
O avançado Samu assegurou que a oportunidade de entrar para a história da edição inaugural do torneio é vivida "com muita emoção". "É um formato diferente, vamos jogar contra equipas de outros continentes, o que não é possível todos os anos. Estou muito feliz por poder participar e espero e estou confiante de que vamos desempenhar um papel importante", atirou.
Alan Varela, médio dos dragões, que é argentino e passou no Boca Juniors, relatou que, por questões lógicas, prefere defrontar o River Plate e exprimiu como se sente por vir a defrontar o compatriota Lionel Messi: "A verdade é que é o melhor jogador do Mundo. Obviamente, é muito especial enfrentá-lo. Espero que ele não esteja tão brilhante nesse jogo. Vamos tentar dar o nosso melhor para que o F. C. Porto possa ganhar esse jogo e todos os jogos que temos pela frente", concluiu.