A superestrela Caitlin Clark fez 41 pontos na vitória da Universidade de Iowa e ajudou a gerar muita audiência, após ter perdido o campeonato universitário no ano passado, contra a LSU, equipa que agora derrotou nos oitavos de final do campeonato universitário dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
A vitória da Universidade de Iowa contra a de Louisiana (94-87) a contar para os oitavos de final da NCAA (campeonato universitário), em basquetebol feminino, bateu vários recordes de audiência nos desportos norte-americanos. O encontro conseguiu ter 12,3 milhões de espectadores, mais do que as finais da NBA do ano passado e todos os jogos de outros desportos nos EUA, masculino ou feminino. O anterior jogo feminino com mais audiência televisiva foi entre os mesmos protagonistas na final da competição do ano passado, onde a LSU, ao contrário desta vez, saiu vitoriosa.
Este fenómeno deve-se à jovem estrela das Iowa Hawkeyes, Caitlin Clark, que apontou 41 pontos, 12 assistências e sete ressaltos. Esta época, a jogadora bateu o recorde de pontuação de todos os tempos, no basquetebol universitário, ao já ter conseguido 3527 pontos. Além destes feitos, o rapper Ice Cube revelou que fez uma proposta de cinco milhões de euros para a jogadora jogar na liga de três contra três, que o próprio criou em 2017. Na próxima temporada, é esperado que vá para a WNBA e seja selecionada logo na primeira escolha pelas Indiana Fever, equipa do estado norte-americano de que é natural e que jogou na universidade.
Do outro lado, Angel Reese, jogadora da LSU, esteve envolvida numa polémica no ano passado, depois de fazer um gesto característico do wrestler John Cena, o que aumentou ainda mais as narrativas por detrás desta partida.