A 15ª. edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que une cidades do Norte de Portugal e da Galiza, conta com um número recorde de participantes (2600) e vai ter pela primeira vez competição de futebol 7 feminino. O evento, que acontece até 5 de julho em Famalicão e em Braga, começa no domingo.
Corpo do artigo
Na apresentação oficial da iniciativa, realizada esta quarta-feira na Câmara de Braga, o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoán Mao, disse que a organização está “encantada” por ver que o evento atrai “cada vez mais participantes” e que permite “reforçar a construção” da eurorregião do Norte de Portugal e da Galiza.
Para Xoán Mao, os Jogos do Eixo Atlântico, que se realizam de dois em dois anos, são “muito mais do que desporto” e assumem-se como “um contributo fulcral para o futuro da democracia, através dos mais jovens”, permitindo defender valores como a tolerância e o respeito em contraponto com os extremismos.
Em termos desportivos, a inclusão de futebol 7 feminino é a grande novidade desta edição, juntando-se ao futebol 7 masculino, ao voleibol feminino e às competições de atletismo, natação, basquetebol e andebol para ambos os géneros. Mantém-se igualmente a aposta no desporto adaptado, em atletismo e natação.
A organização deste ano resulta de uma parceria entre Vila Nova de Famalicão e Braga, que foi a cidade organizadora em 2018, quando o evento deu um “salto qualitativo fantástico”, nas palavras de José Guilherme Aguiar, presidente da Comissão do Desporto do Eixo Atlântico.
“Este ano, infelizmente, não contamos com a participação de algumas cidades galegas que habitualmente aderem, mas saudamos a entrada de Felgueiras, Fafe e Vila do Conde, que nunca tinham participado neste grande evento”, sublinhou o responsável da área desportiva.
A cerimónia de abertura dos 15º. Jogos do Eixo Atlântico está marcada para o próximo domingo, às 17 horas, nos Jardins dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, onde acontecerá o desfile das delegações participantes.
Durante a próxima semana, Braga receberá as provas de atletismo de pista, atletismo adaptado de pista, basquetebol e andebol, enquanto Famalicão acolherá as competições de futebol, atletismo de estrada, natação e natação adaptada e ainda voleibol feminino.
O Eixo Atlântico é uma associação que reúne 41 municípios do Norte de Portugal e da Galiza.