André Villas-Boas apresenta, esta quarta-feira, a candidatura às eleições do F. C. Porto, numa cerimónia que decorre no Edifício da Alfândega da cidade Invicta e que junta muitas caras conhecidas do universo dos dragões, entre as quais a do antigo capitão de equipa, Jorge Costa.
Corpo do artigo
O antigo treinador dos azuis e brancos discursa por volta das 20.30 horas e, para já, são muitas as figuras que entram na Sala do Arquivo, onde são esperadas cerca de 700 pessoas para acompanhar o primeiro passo de André Villas-Boas rumo às eleições de abril.
Com a presença da Polícia de Segurança Pública e de muitos seguranças de uma empresa privada, já chegaram ao evento antigos atletas do F. C. Porto como Maniche, Helton, Nuno Valente, António e Ricardo Sousa, Rolando e Jorge Costa. O ex-capitão azul e branco falou aos jornalistas à entrada para a Alfândega do Porto, onde foi muito aplaudido e ouviu as palavras "Bicho" - como era conhecido - e "capitão" e sentou-se na primeira fila, ao lado de Angelino Ferreira.
"Nunca foi segredo. Estou aqui a apoiar um amigo e alguém que é uma lufada de ar fresco. Não estou contra ninguém e mau seria que fosse ingrato com Pinto da Costa", afirmou Jorge Costa que foi acusado de ser traidor pelo líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira.
"As pessoas são livres de opinar. Para mim é claro que não há uma única pessoa que esteja acima do F. C. Porto", defendeu, antes de ser questionado sobre se estará disponível a assumir algum cargo na futura lista de André Villas-Boas.
"Estou aqui só para apoiar. Não vamos estar já a criar cenários. Estou a treinar um clube, mas toda a gente sabe que o meu coração tem dono", realçou o atual técnico do AVS, da Liga2.
Além dos jogadores já referidos, também já está no local Angelino Ferreira, antigo administrador da SAD portista e que é apontado como futuro responsável pelas finanças da candidatura de Villas-Boas, bem como Cecília Pedroto, viúva do mestre José Maria Pedroto, Carlos Abreu Amorim, Tiago Mayan Gonçalves, Paulo Araújo, conhecido como o "doutor milagres", e Joaquim Oliveira.
Quem também falou aos jornalistas à entrada para o evento foi Helton, que conquistou a Liga Europa sob o comando de André Villas-Boas em 2011. "O André nunca disse que é contra Pinto da Costa e isso, para mim, é uma mudança. É preciso ter gratidão. O André é um amigo e não tinha como dizer não a estar aqui. Conheço a humildade dele. Se vou ter algum cargo? Tem de lhe perguntar a ele", afirmou o antigo guarda-redes.
A apresentação do evento estará a cargo do ator e apresentador Pedro Teixeira, conhecido adepto do F. C. Porto.