Os dados do Instituto Nacional de Estatística dizem que há mais de 45 mil empresas portuguesas que exportam e geram riqueza para o país.
Corpo do artigo
No futebol luso, a Gestifute, do superagente Jorge Mendes, ocupa, seguramente, um lugar de elite e tem-se revelado um parceiro decisivo na conclusão dos principais negócios do F. C. Porto, Benfica e Sporting.
Desde 2004 até aos dias de hoje, o agente participou na entrada de mais de mil milhões de euros para os cofres dos três grandes, mais concretamente 1131,8 milhões (ver infografia). F. C. Porto e Benfica levam a grande fatia destas transações, até porque num passado recente Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, incompatibilizou-se com o agente.
O primeiro grande negócio deu-se em 2004, com a venda de Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho para o Chelsea, para onde também seguiu o técnico José Mourinho, que ainda rendeu seis milhões ao F. C. Porto. Nesse ano, Deco também abalou para o Barcelona. A partir daí, as portas abriram-se e, para além do futebol inglês, o superagente conquistou a confiança dos clubes da liga espanhola, russa e francesa.
Outro recorde à vista
A iminente transferência de João Félix para o Atlético de Madrid, por 120 milhões, é o novo cartão de visita de Jorge Mendes. A operação supera a venda de Hulk para o Zenit, por 60 milhões, até à data a maior venda do futebol lusitano. Com mais uma comissão de 10% (12 milhões) no negócio Félix, Mendes irá engordar o atual registo de comissões cifrado em 113 milhões nos últimos 15 anos.
Jorge Mendes tinha o sonho de se tornar jogador de futebol e defendeu as cores do Vianense. Em pequeno, o "Cabanas", como ainda é tratado na Bobadela, vendeu chapéus na praia e cestos feitos pela mãe. Aos 20 anos, foi viver para Viana do Castelo e com a ajuda de um irmão abriu um clube de vídeo. Geriu uma discoteca, onde se cruzou com jogadores e conheceu Nuno Espírito Santo, o atual treinador do Wolverhampton. Mendes e Nuno tornaram-se amigos e o agente fez o seu primeiro negócio quando convenceu os espanhóis do Corunha a contratar o antigo guarda-redes. A persistência levou-o a conhecer a mãe de Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro, e a criar uma relação de amizade com o melhor jogador do Mundo. Seguiram-se os negócios com os grandes colossos da Europa e a história de sucesso que o mundo conhece.
Por dentro
Negócio faz disparar ações - As ações da Benfica SAD dispararam, ontem, em bolsa, na sequência da notícia da transferência de João Félix. Os títulos chegaram a subir 6,06% (3,15 euros), na linha do máximo registado em 20 de maio. Aí, fecharam a 3,08 euros.
Gedson quer voltar mais forte - "Voltarei mais forte e com a mesma vontade de sempre de ajudar os meus colegas", escreveu Gedson nas redes sociais, a agradecer o apoio recebido num momento difícil. O atleta sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, depois da época terminar, e falha os dois primeiros meses da época.