
Jorge Sousa já tinha apitado o dérbi na Supertaça
Miguel Pereira/Global Imagens
O árbitro Jorge Sousa, da associação do Porto, foi nomeado para o dérbi entre Sporting e Benfica, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, anunciou, esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Jorge Sousa, de 40 anos e internacional desde 2006, volta a dirigir um dérbi entre os 'grandes' de Lisboa, depois de ter arbitrado a Supertaça Cândido Oliveira, em agosto, que terminou com a vitória do Sporting, por 1-0.
Na sua carreira, Jorge Sousa cumprirá o seu sexto 'dérbi' entre 'águias' e 'leões', depois de ter dirigido o primeiro em 2006/2007, na 12.ª jornada da I Liga, com vantagem para o Benfica, que se impôs por 2-0 no Estádio José Alvalade, palco do encontro do próximo sábado.
Na temporada seguinte, o juiz portuense voltou a dirigir o dérbi lisboeta, referente às meias-finais da Taça de Portugal, que o Sporting venceu por 5-3. Depois, esteve no jogo das meias-finais da Taça da Liga de 2010/2011, que terminou com um triunfo benfiquista, por 2-1.
O penúltimo dérbi de Jorge Sousa ocorreu na anterior temporada, na 20.ª jornada da I Liga, em Alvalade, que terminou empatado 1-1.
Também na época passada, Jorge Sousa arbitrou mais uma vez as 'águias', no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, num jogo da 13.ª jornada que o Benfica ganhou por 2-0 e que lhe permitiu distanciar-se na liderança na prova.
O Sporting já foi arbitrado por mais duas vezes pelo árbitro portuense: vitória por 3-1 no Estádio do FC Porto, em encontro referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, e no recinto do Boavista, na 12.ª jornada da I Liga, onde se impôs pelo mesmo resultado.
