F. C. Porto está quase obrigado a vencer o Brugge. Sporting recebe Tottenham com o conforto de já ter três pontos.
Corpo do artigo
A segunda jornada da fase de grupos da liga milionária traz contextos diferentes a F. C. Porto e Sporting, que se estreiam em casa depois de terem conseguido resultados antagónicos na semana passada. Derrotados em Madrid, os dragões recebem o Club Brugge no Grupo B e estão quase obrigados a vencer para não se atrasarem na corrida aos oitavos de final. Vitoriosos em Frankfurt, os leões têm um adversário de peso pela frente, ou não fosse o Tottenham o maior favorito no Grupo D, mas estão de certa forma confortáveis por já terem somado três pontos na jornada de abertura.
No Dragão, a hora será de cerrar fileiras em torno de um objetivo que escapou à equipa de Sérgio Conceição na época passada. Sem duas peças muito importantes no onze (Otávio está lesionado e Taremi cumpre castigo após a expulsão em Madrid), o técnico portista terá de inovar no onze, em busca de uma vitória fundamental para a equipa azul e branca. A grande questão em relação à equipa titular será saber se Conceição aposta em dois avançados que não estão habituados a jogar juntos (Evanilson e Toni Martínez) ou se reformula o modelo para fazer entrar um jogador com outras características. Nesse caso, André Franco e Danny Namaso, dois jogadores sem experiência na prova, são candidatos ao lugar.
Nos últimos 10 jogos da Champions, os dragões só conseguiram dois triunfos, mas podem sempre argumentar com o facto de só terem defrontado equipas de topo: jogaram três vezes com o Atlético Madrid, duas com o Liverpool, duas com o AC Milan, duas com o Chelsea e uma com a Juventus. O rival de hoje não tem esse poderio, mas ganhou na primeira jornada ao Bayer Leverkusen e pode entrar em força na corrida à qualificação se conseguir levar pontos na bagagem para a Bélgica.
"Spurs" mais frescos
Em Alvalade, o Sporting vai tentar contrariar o favoritismo do Tottenham, que chega a este jogo com a vantagem de não ter entrado em campo no fim de semana, em função do adiamento da jornada da Premier League, após a morte da rainha Isabel II. Os "spurs" começaram bem a época e têm avançados como Son, Harry Kane e Richarlison, prontos a complicar a vida a uma defesa leonina com poucas opções, em função dos problemas físicos de St. Juste e Luís Neto.
No ataque, Rúben Amorim vai promover o regresso do trio formado por Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Trincão, que brilharam na vitória da semana passada sobre o Eintracht Frankfurt.