
A seleção portuguesa esteve hoje a treinar em Leipzig. Amanhã, defronta a seleção checa
Foto: Miguel A. Lopes/EPA
Enviado da SIC ao Europeu envolveu-se em confrontos com adeptos, em Leipzig. A estação explica que o jornalista foi assistido no hospital e lamenta qualquer "insinuação sobre comportamento agressivo" por parte do profissional que, nas redes sociais, está a ser acusado de adotar uma postura "discriminatória".
Na véspera da estreia de Portugal no Euro 2024 (na terça-feira, às 20 horas, frente à Chéquia), o jornalista da SIC Nuno Pereira fazia hoje o balanço sobre o dia da seleção, num direto a partir da cidade alemã de Leipzig, onde o conjunto luso se encontra, quando, em determinado momento, se envolve em confrontos com jovens adeptos. As imagens transmitidas pela SIC Notícias mostram, num primeiro momento, o repórter a dar um pontapé na direção de um adepto e, de seguida, Nuno Pereira envolvido numa altercação com um grupo.
Dez minutos depois, num novo direto para a SIC Notícias, quando questionado pela pivô em estúdio sobre se estaria tudo bem, Nuno Pereira responde que sim e dá a sua versão sobre o que se passou. "É o normal que tem acontecido com a seleção nacional em Marienfeld, vários jovens de origem árabe que andam no meio das multidões para arranjar confusão. Tudo acabou bem, eles acabaram por desaparecer e levaram um presente português", disse.
SIC diz que jornalista deve ser operado
A SIC Notícias reporta que, durante a tarde, o jornalista Nuno Pereira "foi agredido, quando um grupo de adeptos o empurrou", durante um direto, contra o mastro de uma bandeira. Levado de ambulância para um hospital local, "foi confirmado que tinha um ombro deslocado, devendo, segundo a primeira avaliação dos médicos, ser operado ao ombro, estando esta decisão ainda dependente de exames", acrescenta a estação.
Ainda de acordo com a SIC Notícias, a Polícia alemã estava no local e identificou os alegados agressores da equipa da televisão portuguesa. A estação, lê-se ainda, "lamenta profundamente que exista alguma insinuação sobre algum comportamento agressivo ou violento por parte de jornalistas da SIC", alegando que "o que aconteceu foi exatamente o contrário, ainda por cima com consequências graves para quem se encontrava a fazer o seu trabalho".
Nas redes sociais, o jornalista está a ser alvo de várias críticas, com muitos internautas a defenderem que, além de ter alegadamente agredido adeptos, assumiu em direto uma postura "discriminatória" e "xenófoba" em relação à origem dos jovens, congratulando-se ainda pela sua reação. Entre as várias publicações que condenam a posição da SIC e pedem mão firme em relação à situação "vergonhosa", também há várias pessoas a elogiarem o comportamento de Nuno Pereira.

