À chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, o selecionador nacional de sub-19, José Luís Mendes, salientou a importância da conquista do Campeonato da Europa
Corpo do artigo
"Esta receção é fantástica e um grande orgulho porque acho que fizemos algo de importante para o futsal português. Ter aqui esta gente toda é uma grande satisfação", afirmou o treinador.
José Luís Mendes explicou aquelas que considera serem as principais razões para a conquista e os momentos crucias do triunfo contra a Espanha (6-2)." O momento em que fazemos o 3-2, quando virámos o resultado pode ter sido o momento que nos empolgou. O 4-2, de livre direto também foi muito importante. Mesmo no banco há uma certa euforia e temos de manter a calma quando as coisas estão agitadas, porque sem calma a razão não vem ao de cima e era importante jogarem 'com a cabeça'", afirmou.
Mesmo a perder 2-0, o selecionador acreditou sempre na reviravolta. "Ali temos de acalmar e perceber que é uma situação adversa, mas já tínhamos passado por ela. Quis acalmar os miúdos porque sabia que tínhamos potencial para dar a volta. Utilizei a mesma estratégia de pedir o timeout e foi isso que aconteceu".
Mais tarde, na Cidade do Futebol, José Luís Mendes discursou para os presentes, salientando o bom trabalho realizado nos escalões de formação pela Federação Portuguesa de Futebol. "Este era o objetivo que perseguíamos há muito tempo. Não era o mais importante porque estamos aqui para potenciar o talento destes jogadores. Fizemos uma preparação fantástica, que culminou ontem com esta conquista, que tem todo o mérito. Temos aqui valores que podem chegar à Seleção A. De 28 miúdos que participaram nas anteriores edições, cinco já chegaram à Seleção principal. Somos Portugal por isso temos de estar sempre confiantes e fomos uns justos campeões da Europa", salientou o técnico.