Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal e candidato às últimas eleições do organismo tem a confiança de Pedro Proença, líder da Federação Portuguesa de Futebol. Ambos fizeram parte dos órgãos sociais da Liga Portugal.
Corpo do artigo
José Mendes, candidato às últimas eleições da Liga, está a ser equacionado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sabe o JN, para liderar a Portugal Football School, um projeto de parceria com universidades portuguesas e que tem como missão formar jogadores, treinadores e árbitros.
O nome do antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, entre 2023 e 2025, é um velho conhecido de Pedro Proença, líder federativo, quando ambos se cruzaram no organismo que tem a tutela dos campeonatos profissionais de futebol. Além disso, é professor catedrático na Universidade do Minho, o que lhe permite ter uma importante experiência para liderar um projeto de cariz académico.
Em abril, José Mendes candidatou-se à liderança da Liga, tendo o apoio, entre outros, do F. C. Porto e Braga, mas perdeu o sufrágio para Reinaldo Teixeira, apoiado pelo Benfica e Sporting. Tem 63 anos, já foi secretário de Estado do Planeamento da Mobilidade e do Ambiente e também já presidiu a Mesa da Assembleia Geral do Braga.
A Portugal Football School foi criada em 2017, quando a FPF era liderada por Fernando Gomes, atual presidente do Comité Olímpico de Portugal.