Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal tem feito vários contactos para reunir nomes fortes e constituir uma equipa capaz de suceder a Pedro Proença. Eleições estão marcadas para o dia 11 de abril.
Corpo do artigo
José Mendes, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, prepara-se para oficializar muito em breve a candidatura à presidência do organismo depois de ter recebido o apoio de vários clubes nos últimos tempos. Junta-se assim a Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve, e a Júlio Mendes, antigo líder do V. Guimarães, que já assumiram publicamente a intenção de sucederem a Pedro Proença nas eleições de 11 de abril.
Segundo apurou o JN, José Mendes tem estado a trabalhar no sentido de reunir uma equipa capaz de dar as melhores respostas aos maiores desafios que a Liga Portugal se prepara para enfrentar nos próximos tempos. Nesse sentido, José Couceiro, antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol na era de Fernando Gomes, é um dos nomes que pode integrar o projeto, visto como alguém capaz de ficar com a pasta das competições.
Neste momento, existem algumas divisões no futebol português no que diz respeito aos apoios a oferecer aos candidatos. Muitos clubes ainda não tomaram uma decisão concreta de quem vão apoiar, porque esperam a revelação das equipas para poderem traçar um caminho objetivo, conscientes que os próximos tempos são fundamentais com tomadas de decisões importantes, sobretudo a forma como processo da centralização dos direitos televisivos vai ser concretizado.
O Sporting, por exemplo, já manifestou desconfiança na candidatura de Júlio Mendes, não se sabendo qual será o posicionamento concreto dos grandes. Mas a iminente candidatura de José Mendes pode garantir-lhe um aliado de peso, o Braga, clube no qual exerceu funções como presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Licenciado em engenharia civil, José Mendes é natural de Braga e foi secretário de Estado e Adjunto do Ambiente e Secretário de Estado e Adjunto da Mobilidade em dois governos. É o atual presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga.