A A.S. Roma anunciou, nesta terça-feira, o despedimento de José Mourinho.
Corpo do artigo
José Mourinho foi despedido da Roma, dois anos e meio depois de ter ingressado no clube da capital italiana. O português deixa a equipa no 9º lugar, mas apenas a cinco pontos dos lugares da Liga dos Campeões e depois de ter atingido duas finais europeias em duas épocas.
De acordo com a imprensa italiana, Daniele De Rossi, lenda do clube como jogador, deverá substituir Mourinho no imediato.
“Teremos sempre boas recordações da sua gestão, mas acreditamos que, no melhor interesse do Clube, é necessária uma mudança imediata", escreve o clube na sua página oficial. José Mourinho estava no clube desde maio de 2021. Neste momento, o A.S. Roma está no novo lugar da liga italiana, a 22 pontos do líder, Inter de Milão.
“Agradecemos ao José em nome de todos nós da A.S. Roma pela paixão e empenho que demonstrou desde a sua chegada aos Giallorossi”, dizem Dan e Ryan Friedkin, donos da A.S. Roma, no comunicado público sobre a demissão de Mourinho.
Em dezembro, o técnico português tinha abordado uma possível saída do clube italiano, garantindo que não sairia pelo próprio pé. "Os adeptos são únicos e, para mim, seria dura uma separação. Se tiver de acontecer, não será pela minha parte", explicou aos jornalistas, após a derrota frente ao Bolonha.
O treinador português liderou a equipa na vitória da Liga Conferência em Tirana, em 25 de maio de 2022, e na final da Liga Europa, em Budapeste, na temporada passada.
A Roma promete novidades sobre o comando técnico da equipa para breve.