
José Tavares já treinou os sub-15, sub-19 e a equipa B do F. C. Porto
Foto: Artur Machado
José Tavares vai assumir interinamente funções de treinador do F. C. Porto. Tem uma forte ligação aos dragões, foi observador de Vítor Pereira e conta ainda com uma experiência de três anos nos EUA. É um dos mentores da conquista da Youth League, em 2018/19.
Corpo do artigo
José Tavares, de 44 anos, irá orientar o treino do F. C. Porto nesta segunda-feira, assumindo o comando técnico interino. O atual coordenador da formação tem uma larga experiência no futebol e conhece bem os cantos da casa, tendo sido técnico dos sub-15, sub-19 e também da equipa B. Depois de uma experiência nos Estados Unidos, onde trabalhou três anos no Crown Legacy, equipa vinculada ao Charlotte FC, voltou ao Dragão a convite do presidente André Villas-Boas.
Licenciado em Desporto pela Universidade do Porto, com uma especialidade em futebol, iniciou a carreira de treinador como adjunto dos juniores C do Paços de Ferreira, tendo depois passado pelos sub-17 do Paredes. Chega ao F. C. Porto em 2010/11, para orientar a equipa de sub-15 que tinha como principal referência o médio Ruben Neves. Sagra-se campeão nacional e, na temporada seguinte, assume funções de observador da equipa técnica de Vítor Pereira, com a missão fazer relatórios das equipas adversárias.
Quando Vítor Pereira sai do Dragão, no final da época de 2012/13, José Tavares passa a ser o treinador da equipa B, assumindo também funções esporádicas de adjunto na equipa principal. Em 2017 foi nomeado coordenador dos escalões jovens, tendo um papel importante na equipa que ganhou a Liga Jovem da UEFA, em 2018/19, destacada com nomes como Diogo Costa, Diogo Leite, Fábio Vieira, João Mário, Fábio Silva, Vitinha e Gonçalo Borges.

