Jota Silva, herói vimaranense no Dragão, está bem referenciado no mercado estrangeiro. Em janeiro, rejeitou o Krasnodar, da Rússia. Agora, clubes como Brighton, Sevilha e Mónaco olham com muita atenção para o extremo que, há cinco anos, jogava nos distritais da A. F. Porto, com a camisola do Sousense.
Corpo do artigo
A época tem sido de sonho e de inspiração para quem, nesta altura, faz pela vida nos campeonatos inferiores. Jota Silva, 24 anos, é uma das grandes figuras da Liga e, no domingo, fez o golo do triunfo (1-2) do Vitória, no Estádio do Dragão, contra o F. C. Porto. Acabou o jogo esgotado, mas deu o litro. É uma das imagens de marca do ala, extremo ou avançado, como o quiserem rotular, que até há bem pouco tempo jogava no Sousense, no campeonato distrital da A. F. Porto.
Esta época, já foi chamado à seleção por Roberto Martínez e estreou-se, precisamente na Cidade Berço, na goleada (5-2) sobre a Suécia. Até domingo, em jogos do campeonato, nunca tinha marcado aos grandes. Fê-lo logo na única ocasião que teve no encontro, aguentando a pressão de Pepe e com Diogo Costa a encurtar o espaço. Jota Silva foi feliz e colocou a bola, como se diz na gíria, pelo buraco da agulha.
Nas bancadas, sabe o JN, estavam clubes como Brighton (Inglaterra), Sevilha (Espanha) e Mónaco (França) a recolher notas sobre o número 11. Certamente, terão ficado agradados com o que viram, mas daí a partir para uma negociação vai uma grande distância.
O JN sabe que o Vitória, neste momento, aponta, pelo menos, aos 12 milhões para libertar a joia da coroa. Jota Silva tem contrato até 2025 e o melhor negócio possível terá de ser feito no final desta época, quando o jogador ainda está preso por mais um ano ao clube minhoto. A estrutura vimaranense sabe disso, o jogador também e os interessados idem, idem, aspas, aspas.
Em janeiro, Jota Silva teve uma proposta muito tentadora, mas rejeitou a mudança. O Krasnodar, da Rússia, ia até aos 10 milhões pela transferência, o Vitória admitia negociar, mas o jogador torceu o nariz e dá prioridade a outros campeonatos, dos chamados Big Five. O possível negócio caiu por terra e o jogador segue feliz no minhotos.
No plano doméstico, até ao momento, não há nenhuma abordagem dos três grandes, embora todos estejam atentos à evolução e situação contratual de Jota Silva. Os 12 milhões que o Vitória já solicita pelo jogador esfriam um potencial interesse dos clubes portugueses, o que deixa antever que o futuro do avançado deverá passar mesmo pelo futebol fora de portas.
No domingo, Jota Silva chegou à marca dos 15 golos, igualando o recorde pessoal que detinha desde a época 2018/19, quando atingiu os mesmos números no Sousense. Agora, tem ainda mais seis jogos no campeonato e, pelo menos, mais um jogo na Taça de Portugal para superar a barreira.