Martim Fernandes, de 15 anos, tornou-se o mais novo futebolista português a jogar na competição europeia.
Corpo do artigo
O dia 15 de setembro de 2021 vai ficar marcado para sempre na memória de Martim Fernandes, da equipa de sub-19 do F. C. Porto. Aos 15 anos, sete meses e 28 dias, o defesa direito tornou-se o mais jovem futebolista português a estrear-se na UEFA Youth League, o equivalente à Liga dos Campeões no escalão de juniores.
A pandemia de covid-19 manteve o defesa direito afastado da competição oficial durante quase 17 meses - só participou no Torneio Nacional de Sub-15, criado pela Federação Portuguesa de Futebol para dar minutos de jogo antes do início da época 2021/22 -, mas o talento não passou despercebido e saltou alguns degraus no processo formativo, subindo direto aos sub-19.
A estreia de Martim Fernandes deu-se logo na primeira jornada do campeonato, frente ao Feirense, a 7 de agosto, e nos quatro jogos já disputados pela equipa esteve sempre nas escolhas iniciais do treinador José Tavares. Na quarta-feira passada, no Complexo Desportivo do Wanda Metropolitano, não foi diferente, fazendo parte do "onze" titular frente ao Atlético de Madrid, jogo do Grupo B que os dragões venceram (2-1).
Aliás, desde que foi criada esta competição, tem sido prática do F. C. Porto a aposta em atletas mais jovens para se mostrarem na alta roda europeia. Os avançados André Mesquita e Fábio Silva, os defesas Tomás Esteves e Leandro Dias, o médio Diogo Abreu e o guarda-redes Diogo Costa (titular pela equipa principal no mesmo dia, à noite, frente aos colchoneros) fizeram a estreia na Liga Jovem da UEFA com 16 anos. Martim só chegará a essa idade nos primeiros dias de 2022. Para o registo, diga-se que o mais jovem estreante da prova é o internacional alemão sub-21, Youssoufa Moukoko, avançado do Borussia Dortmund, em setembro de 2019, com apenas 14 anos, nove meses e 28 dias.
Do Valonguense aos sub-19 dos azuis e brancos
De sua graça Martim Moreira Moutinho Fernandes, o defesa nasceu a 18 de janeiro de 2006, no Porto, despertando para o futebol aos 9 anos, no Valonguense, dos distritais da A. F. Porto. Os azuis e brancos viram nele qualidades defensivas acima da média para a idade e, em 2016/17, foram buscá-lo para a equipa de sub-12 da Dragon Force. Sem competição época e meia e a caminho do quinto ano de dragão ao peito, Martim preparava-se para participar no Nacional de Sub-17 pelo F. C. Porto. No entanto, o clube viu nele capacidade para voos mais altos e não hesitou. Para já, nos sub-19, a idade não tem sido entrave para enfrentar os mais velhos olhos nos olhos. E quem o vê em campo até se esquece que só tem 15 anos.