O médio internacional inglês Jude Bellingham, que representa o Real Madrid, é o jogador mais valioso do mundo, de acordo com Observatório do Futebol (CIES). Há dois portugueses no top 30 desta lista milionária.
Corpo do artigo
De acordo com os cálculos do CIES, Bellingham tem, aos 20 anos, um valor de mercado de 267,5 milhões de euros, superando nesta avaliação Erling Haaland (Manchester City/251,2 milhões de euros) e o companheiro de equipa Vinícius Júnior (250,3 milhões de euros), que completam o pódio dos futebolistas mais valiosos do futebol mundial.
O Real Madrid e o Manchester City são os clubes mais representados no top 10, com três jogadores cada. Rodrygo (247,9 milhões de euros) junta-se a Bellingham e Vinícius Júnior pelos “merengues”, enquanto Phil Foden (195,8 milhões de euros) e Julián Álvarez (164,7 milhões de euros) acompanham Erling Haaland pelos “citizens”.
O primeiro português a surgir na lista é Rafael Leão, do AC Milan, avaliado em 114,2 milhões de euros. O avançado ocupa a 22.ª posição e é imediatamente seguido por António Silva, defesa central do Benfica, cotado em 114,1 milhões de euros.
Destaque ainda para a presença de dois antigos jogadores das águias no top 30 dos mais valiosos da atualidade, Enzo Fernández (Chelsea/123,6 milhões de euros) e Darwin Núñez (Liverpool/117,6 milhões de euros).
Tendo como ponto de comparação o relatório publicado em junho do ano passado, o número de futebolistas com um valor expectável de transferência superior a 100 milhões de euros passou de 20 para 39, o que, para o CIES, reflete a forte inflação neste setor registada no último verão.