
Luís Godinho expulsou Pepe no encontro da Supertaça, entre F. C. Porto e Benfica
Ivan Del Val/Global Imagens
Programa televisivo revela áudios do vídeoárbitro nos lances da Supertaça e de outros oito casos nas três primeiras jornadas da Liga. Expulsão de Bruno Lourenço, do Boavista, no jogo com o Benfica, dissecada ao pormenor, bem como outras jogadas que deram polémica.
Corpo do artigo
O programa "Juízo Final", da Sport TV, está, esta quinta-feira, a esmiuçar alguns dos casos de arbitragem que aconteceram na Supertaça disputada entre F. C. Porto e Benfica e nas três primeiras jornadas da Liga.
"O princípio é esclarecer as pessoas. Somos milhões a gostar de futebol em Portugal e queremos explicar o que está por trás do processo de decisão. Tudo isto é treinado semanalmente na Cidade de Futebol (...) Ter este suporte, do VAR, torna o dia seguinte mais fácil para o árbitro”, salientou João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, em direto na SportTV+.
O primeiro áudio retrata o cartão vermelho a Pepe, após entrada violenta sobre Jurásek:
João Pinheiro (VAR): “Godinho, daqui VAR. Vem à zona de visualização ver uma conduta violenta”.
Luís Godinho (árbitro): “Pepe? OK, conduta violenta, sem bola, movimento deliberado, conduta violenta, joelho nas costas do adversário. Vou dar vermelho ao Pepe por agressão”.
O segundo áudio explica o golo anulado a Galeno, já na reta final da partida disputada no Municipal de Aveiro.
João Pinheiro (VAR): "Aconselho ir a zona de revisão verificar possível mão na zona de ataque. [Veríssimo, AVAR]: O Otamendi vai para aí a correr"
Luís Godinho (árbitro): “É no limite, mas na zona inferior da axila. É mão, ponto final”
O terceiro áudio refere-se ao Boavista-Benfica, da primeira jornada da Liga, e explica a expulsão do jogador do Boavista, Bruno Lourenço, após falta imprudente sobre Florentino:
VAR: “Nobre, daqui VAR: Zona de revisão para ver cartão vermelho. Ponto de contacto, sem hipótese de jogar a bola, pitons no gémeo do adversário”
António Nobre (árbitro): “Um bocadinho para trás. É vermelho. Deixa estar essa imagem para vender. Entrada no gémeo”
VAR: “É o número 8”
Refira-se que o vice-presidente do Conselho de Arbitragem, João Ferreira, explicou a expressão "para vender". "O que o árbitro quis dizer, com uma expressão incomum, é para dizer ao VAR e para as pessoas em casa perceberem o que aconteceu".
O quarto lance que foi divulgado refere-se ao Rio Ave-Chaves, com o VAR a alertar o juiz da partida para uma possível grande penalidade.
VAR: “Ricardo, aconselho revisão, possível penálti. Bola ainda em jogo e jogador chega atrasado”
Ricardo Baixinho (árbitro): "Conseguem-me dar uma (imagem) mais aproximada, para ver o contacto, porque a bola já está a sair? Mais aproximada por causa do pé direito. É esse o pé que toca, ou o segundo? É o segundo. Preciso do número..."
VAR: "É o número 2"
Ricardo Baixinho (árbitro): "Vou dar amarelo"
No encontro entre o Benfica e o Estrela da Amadora, transmitido pela BTV, o árbitro assinala penálti por mão de Florentino.
VAR: "Gustavo, daqui VAR. Aconselho ir a zona de revisão para anular o penálti. Defesa com o braço em posição natural”
Gustavo Correia (árbitro): "Temos outra imagem? Esta é a melhor. Tem o braço encostado, vou retirar o penálti e fazer bola ao solo para o guarda-redes, correto?”
VAR: "Correto"
O sexto lance analisado pelo Juízo Final aconteceu no Chaves-Braga, com o VAR, Bruno Esteves, a chamar o árbitro, João Gonçalves, para o alertar para uma possível expulsão.
VAR: “João, daqui VAR. Aconselho zona revisão, o lance tem enquadramento de vermelho”
João Gonçalves (árbitro): “Tens uma de topo [câmara] para eu ver?”
VAR: “Este jogador está muito atrás”
João Gonçalves (árbitro): “Dá-me isto corrido, em velocidade real. É vermelho. Vou dar vermelho ao número 3 e cancelar o amarelo. Obrigado”
Seguiram-se dois lances no encontro entre Vizela e Arouca, ambos relacionados com o cartão que o juiz de campo mostrou ao infrator, corrigidos pelo VAR Manuel Mota.
VAR: "Aconselho revisão para mostrar vermelho no penálti, porque é um empurrão"
Hélder Malheiro (árbitro): "Vou ver. É penálti, mas vou ver para perceber se é vermelho (...) Número 13, cartão vermelho sem espinhas"
VAR: "Revisão para possível vermelho"
Hélder Malheiro (árbitro): "Deixa continuar, não pares a imagem. Número? Isto parecia-me... car****, fo**-**. É vermelho, claro"
Hélder Malheiro (árbitro), para o jogador: "Muito feio, amigo, muito feio"
Por último, o Conselho de Arbitragem e a SportTV divulgaram o áudio de um lance no Sporting-Famalicão, em que o VAR, António Nobre, dá uma indicação que não é seguida pelo árbitro, André Narciso.
VAR: "Revisão para possível penálti. É como descreveste, mas ele (defensor) está sempre a ver a bola e tem a mão à frente"
André Narciso (árbitro): "A bola vem do próprio colega, há ressalto e ele já tem a mão nesta posição"
VAR: "Para mim não é uma posição normal do braço"
André Narciso (árbitro): "Mas a mão esteve sempre nesta posição. Bate-lhe (a bola) no peito e nunca movimentou o braço em direção à bola. Obrigado, mas vou manter a minha decisão"
Refira-se que o programa Juízo Final - os Áudios vai ser transmitido uma vez por mês, sempre à quinta-feira, na SportTV+.

