A Juventus vai defrontar o Sporting nos quartos de final da Liga Europa e, na temporada 2022/23, a prestação da Vecchia Signora tem sido marcada por muita inconsistência. Será um adversário complicado, mas que o leão poderá ultrapassar num jogo perfeito.
Corpo do artigo
O adversário do Sporting nos quartos de final da Liga Europa tem sido das equipas mais inconstantes da elite do futebol europeu, em 2022/23. Após um início de época terrível, fruto de muitas lesões de jogadores importantes, que obrigaram Allegri a recorrer aos mais jovens, como Miretti ou Fagioli, para compor a equipa, o emblema de Turim foi subindo de forma à medida que os lesionados iam regressando.
Quando estavam na melhor fase da época, foram castigados com uma dedução de 15 pontos, na Serie A, por problemas financeiros, o que teve um impacto menor no desempenho dos jogadores do que se poderia esperar. O treinador da Juventus teve alguma dificuldade inicial em conseguir apresentar o mesmo onze em jogos consecutivos, mas encontrou algum equilíbrio nos últimos meses.
Normalmente a equipa tem-se apresentado em 3-5-2, com destaque para os papéis de Danilo enquanto defesa-central e Dí María como segundo avançado, dois jogadores habituados a jogar nos corredores laterais, mas que foram "puxados" para o centro do terreno, fruto da idade e da consistência que conferem à equipa.
Pogba, que era uma das grandes apostas para 2022/23, esteve lesionado vários meses e, tal como Chiesa, foi das maiores desilusões da temporada, embora ainda esteja a tempo de dar a volta ao destino da época.
Longe dos tempos áureos, esta Juventus ainda está em reconstrução e pode ser um adversário ao alcance do Sporting, que já provou poder fazer o impossível ao eliminar o Arsenal, líder da Premier League, em pleno Emirates Stadium.
A equipa de Massimiliano Allegri é sétima classificada da Serie A, com 38 pontos, estando apenas a quatro pontos dos lugares europeus. Após ter ficado em terceiro lugar no Grupo H da Liga dos Campeões, atrás de Benfica e PSG e à frente de Maccabi Haifa.