
O Toyota Yaris de Takamoto Katsuta
Foto: Adelino Meireles/Global Imagens
O piloto japonês da Toyota foi o mais rápido na primeira classificativa da manhã desta sexta-feira e já ameaça a liderança de Thierry Neuville no Rali de Portugal, com a primeira passagem por Mortágua a ser neutralizada depois de um acidente de Pepe López.
Apesar de abrir o troço, uma vez que lidera o Campeonato do Mundo, Neuville conseguiu minimizar as perdas previstas e fechou a segunda Prova Especial de Classificação (PEC) deste Rali de Portugal a 1.2 segundos de Takamoto Katsuta, ganhando, inclusive, tempo aos restantes rivais.
Os tempos deste primeiro dia “a sério” do Rali de Portugal surpreenderam, até, o vencedor da especial. “A sério? [que fiz o melhor tempo] Sinceramente, até não tive boas sensações com o carro. É surpreendente”, assumiu Katsuta, que ficou a menos de um segundo (0.8) de Neuville na classificação geral, enquanto Ott Tanak é terceiro, Sébastien Ogier quarto e Kalle Rovanpera quinto.
A especial Mortágua 1 acabaria por ser neutralizada depois de Pepe López ter capotado o Ford Fiesta (WRC2) e de se ter registado um acidente de Yuki Yamamoto, com a caravana a enfrentar mais três PEC na manhã desta sexta-feira, repetindo o percurso – sem assistência mecânica entretanto – durante a tarde.
Resultados
PEC 2 (Mortágua 1): 1.º Takamoto Katsuta, 11:30.4 minutos; 2.º Thierry Neuville, a 1.2 segundos; 3.º Ott Tanak, a 2.1s; 4.º Elfyn Evans, a 3.9s; 5.º Kalle Rovanpera, a 5.7s; 6.º Adrien Fourmaux, a 5.7s; 7.º Sébastien Ogier, a 6.3s

