Kika Nazareth, Ana Capeta e Dolores Silva convergem na ideia de que a sorte não esteve do lado português no empate a zero com os Estados Unidos, que ditou o afastamento das Navegadoras do Campeonato do Mundo.
Corpo do artigo
Em declarações à RTP, Kika Nazareth considerou que a seleção nacional “tem de sair orgulhosa” do Campeonato do Mundo, lamentando ter faltado “um bocadinho de sorte” para levar de vencida os Estados Unidos e avançar para os oitavos de final da prova.
“Não podemos esquecer que jogámos num estádio com 43 mil pessoas frente às bicampeãs do mundo, e o jogo foi nosso. Mas, em jogos destes, não podemos desperdiçar as oportunidades que criámos”, disse a criativa do Benfica.
No tempo de compensação, Ana Capeta teve nos pés a possibilidade de carimbar o triunfo luso frente aos Estados Unidos, mas rematou ao poste. “Isso já passou, o orgulho é o que fica. Merecíamos mais”, revelou a avançada, salientado que, no futebol, “é preciso pensar em grande”. “Se pensássemos que do outro lado estavam as melhores do mundo, esse seria o nosso maior obstáculo. Fomos a melhor equipa em campo”, sublinhou.
A capitã portuguesa, Dolores Silva, reforçou essa ideia. “Se havia alguém que não acreditava, não éramos nós. Estou extremamente orgulhosa desta equipa. Fazer o que fizemos contra as bicampeãs do Mundo não é para qualquer equipa”, considerou, admitindo que “fica um sabor muito frustrante pelo que poderíamos ter conseguido” no torneio.
“Entrámos em campo por todas as meninas que nos viram e por todas as mulheres, para sermos uma inspiração e para sermos Portugal”, vincou a médio, pedindo para se “olhar para a jogadora portuguesa com mais respeito e dignidade, porque o talento está lá”.
“Provámos que éramos capazes. Daqui a quatro anos há outro Mundial. Portugal está a crescer e temos um grande caminho pela frente para percorrer. Depois deste jogo, isto tem tudo para andar para a frente. Vamos fazer coisas bonitas”, rematou Kika Nazareth.
Portugal foi afastado do Campeonato do Mundo após ter empatado a zero frente aos Estados Unidos, na última jornada da fase inicial. As Navegadoras terminaram o Grupo E no terceiro lugar, com 4 pontos, menos um do que as norte-americanas e três do que os Países Baixos, que conquistaram a 'poule'.