A Lancia anunciou, esta segunda-feira, o seu regresso aos ralis com o Ypsilon Rally4 HF, com motor a gasolina, ao mesmo tempo que apresentou a versão HF, de elevada performance, do primeiro automóvel elétrico da nova era da marca, que chegará ao mercado em maio de 2025.
Corpo do artigo
Segundo Luca Napolitano, CEO da marca, "a Lancia sempre entrou no coração das pessoas através do seu espírito competitivo, representado pelos modelos icónicos do seu passado, que a tornaram na marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis. Esse coração desportivo volta hoje a bater e esses mesmos fãs serão os novos clientes Lancia de amanhã”.
O Lancia Ypsilon HF terá um motor elétrico de 240 cavalos, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos, será mais baixo que a versão normal, tendo uma carroçaria alargada de formato agressivo e musculado, inspirada nos automóveis icónicos e mais radicais que compõem a história da marca.
O modelo fará a sua estreia no mercado em maio de 2025, seguindo-se os Gamma e o Delta, que também terão uma versão HF.
O logótipo
O logótipo “HF”, histórica denominação dos Lancia de elevado desempenho, foi introduzida pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Genebra, quando um grupo de apaixonados proprietários de automóveis da marca, fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (“High-Fidelity”), grupo exclusivo de clientes mais fiéis, reservado aos que tinham comprado pelo menos seis automóveis Lancia novos.
Para a história fica que o logótipo se tornou o elemento distintivo da HF Squadra Corse Lancia, estrutura fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia.
O histórico emblema era constituído pelas letras maiúsculas “HF”, a branco sobre um fundo preto, com quatro pequenos elefantes vermelhos a correr, inscrevendo, na parte inferior, em letras maiúsculas, as palavras “SQUADRA CORSE”, brancas sobre um fundo vermelho.
Os pequenos elefantes foram escolhidos como amuleto da sorte, pois diz a lenda de que, uma vez lançados em corrida, estes animais são imparáveis, tornando-se, assim, num símbolo de performance e de prazer de condução.
Desvendado em março último, o novo logo “HF” tem os elementos constitutivos da marca simplificados, tanto em termos de linhas como de formas, criando-se um equilíbrio que a Lancia diz ser capaz de expressar inovação, conceito premium e italianismo.
Regresso na categoria “Rally4”
Esta segunda-feira a Lancia decidiu regressar ao mundo dos ralis, partindo das bases da competição – a categoria “Rally4” –, onde os jovens pilotos iniciam as suas carreiras com paixão, para se tornarem nos profissionais do futuro.
A Lancia continua a ser a marca de ralis mais bem-sucedida de todos os tempos, contando com 15 campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Resistência, a vitória numa edição da 1000 Miglia, em duas Targa Florio e numa Carrera Panamericana.
O Ypsilon Rally4 HF é alimentado por um motor de 1,2 litros turbo, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, com 212 cv de potência. Dotado de tração dianteira e transmissão mecânica de cinco velocidades e diferencial autoblocante mecânico, o modelo representa "uma solução ideal para o prazer de todos os entusiastas dos ralis, mas também um sério concorrente para os condutores que aspiram às vitórias na categoria “Rally4” e nos campeonatos de duas rodas motrizes".