
Lando Norris sagrou-se campeão do Mundo pela primeira vez
Foto: Giuseppe Cacae / AFP
O piloto britânico da McLaren Lando Norris sagrou-se, este domingo, campeão mundial de Fórmula 1, ao garantir o terceiro lugar no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Apesar do neerlandês Max Verstappen ter vencido a prova, o triunfo do tetracampeão não foi suficiente para revalidar o título, tendo em conta os 12 pontos que o separavam do topo.
A Norris, que fez uma gestão cautelosa da corrida, bastava acabar no pódio. O britânico, namorado da portuguesa Margarida Corceiro, sagrou-se, assim, campeão do Mundo pela primeira vez, naquele que é um ano inesquecível para a McLaren, que já em outubro havia garantido a liderança no campeonato dos construtores.
Desde 2021 que o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 não se decidia na última prova, então com Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen na luta, com o neerlandês a levar a melhor depois de uma polémica última volta, após a intervenção do 'safety car' devido a um acidente a cinco voltas do final.
Este é o 35º piloto diferente a conquistar o campeonato do Mundo. Lando Norris ficou dois pontos à frente de Verstappen.
"Foi uma viagem longa, já não chorava há algum tempo, mas não pude evitá-lo", confidenciou, poucos momentos após o final da prova, o novo campeão do Mundo, que aproveitou para dar os parabéns a Max Verstappen pela competitividade que incutiu ao campeonato. "Quisemos lutar até ao fim".
