Laurentino Dias e Fernando Gomes disputam a lideração do Comité Olímpico de Portugal (COP), cuja eleições estão marcadas para esta quarta-feira, entre as 17 e as 19 horas. Vão votar 34 federações olímpicas, a Comissão de Atletas Olímpicos, e ainda 49 membros extraordinários.
Corpo do artigo
Licenciado em Direito pela Faculdade de Coimbra, o antigo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, de 71 anos, integra a lista A e garante que o principal objetivo é manter o nível de reconhecimento que foi atingido com o antecessor, José Manuel Constantino. Pretende também que o atual modelo de financiamento seja mais solidário em relação a todas as modalidades. O ex deputado do Partido Socialista aposta, igualmente, na criação e reabilitação de infraestruturas e deseja sensibilizar o Governo para criar mais condições para todas as modalidades olímpicas.
Por seu lado, o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de 73 anos, que apresenta no currículo, a conquista do Europeu de 2016, pretende dar mais ênfase à presença de atletas, com programas de sustentabilidade assim como programas de inventivo nas escolas e deteção de talentos. Deseja, também, investimento em infraestruturas modernas e a construção da Casa das Federações, que permita centralidade ao Movimento Olímpico. O financiamento público e privado andarão de mãos dadas.